Cabo Amintas critica descaso da gestão municipal com a educação

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/04/2019 15h22, última modificação 17/04/2019 15h22
Cabo Amintas critica descaso da gestão municipal com a educação

Foto: Assessoria de Imprensa

Na manhã desta quarta-feira, 17, o vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para falar sobre o descaso da gestão de Edvaldo Nogueira sobre a educação.

“O vereador Vinícius Porto (DEM) prometeu que em dez dias o prefeito teria uma solução para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Carvalho Neto. Coincidentemente, na segunda-feira eles [Vinícius e o prefeito] deram audiência à nossa live, que foi feita na escola. Na terça, ele quis me dar uma bola nas costas, mas não colou”, disse Amintas, explicando a urgência do parlamentar em anunciar providências do Executivo a respeito da escola, antes mesmo do militar trazer o assunto para o plenário.

Amintas, em seguida, exibiu vídeos que mostravam a situação de abandono da escola. Blocos espalhados, com mato tomando conta dos espaços onde deveriam ser salas de aula. Ainda na gravação, alguns alunos criticam o fato de terem que se deslocar para outras instituições de ensino por causa das condições da escola do Bairro Novo Paraíso.

“Esses estudantes, quando souberam que nós estávamos fazendo uma live lá, apareceram. Viram que muitos estão fardados? É que eles estão assistindo as aulas em outra escola, no Conjunto Tiradentes, salvo engano. Eles já estudaram também no centro da cidade. Agora vejam, o aluno se matricula numa escola próximo a casa dele aí acontece isso... Mas graças a Deus, pelas minhas contas, só faltam 8 dias, de acordo com o vereador Vinícius Porto, para a solução. Tem quatro anos com a escola assim, mas em 8 dias vai haver uma solução para aquilo ali. Eu vou ter o maior prazer, e não é demagogia, em ir com o vereador Vinícius Porto, apresentá-lo à população. Tenho informações de que quem defende o prefeito tem sido muito bem recebido nos Bairros”, ironizou.

E continuou, “Ninguém venha usar os meus discursos contra mim. Ninguém venha usar o que eu mostro, de palanque. Se prepare! E outra: do jeito que 50 alunos chegaram ali à nossa live, como a rua é pública, também vou levar na porta de quem promete. Eu vou levar os estudantes e as famílias deles na porta de quem promete”.

Em aparte, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) parabenizou o parlamentar pelo pronunciamento em defesa da população e falou sobre mais uma situação de descaso, dessa vez em uma escola da Zona de Expansão.

“Se quiser companhia para ir à casa de quem promete, eu me disponibilizo a estar com o senhor. Eu recebi imagens também de outra escola, comungando com o senhor está dizendo, a escola Florentino Menezes. A quadra está interditada há algum tempo pelo Ministério Público e pela Defesa Civil e nada foi feito pela prefeitura. Se não os tapumes que foram colocados, tapumes esses que foram, boa parte, retirados. E é dito o seguinte: o ferrugem que tem em alguns pontos da cobertura da quadra é grande, capaz de desabar com chuva e vento forte”, denunciou.

Amintas concordou e afirmou que chamaria os vereadores para a próxima live do programa “Nas Ruas”, na segunda-feira que vem, que será feita na EMEF Carvalho Neto. De acordo com o parlamentar, os estudantes entraram em contato com ele para fazer uma comemoração irônica dos quatro anos da obra.

Além da educação, outro tema abordado por Amintas foi a respeito da Avenida Euclides Figueiredo. Após algumas horas de chuva, o local foi completamente tomado pela água na manhã de ontem. “Muitos vereadores foram eleitos graças ao voto da Zona Norte. Vereador não faz obra, eu sei. E por isso não vou usar isso para desfazer do trabalho de nenhum parlamentar. Mas vereador tem que cobrar! Então o prefeito tem que ser cobrado!”, concluiu.