Byron visita secretário da Defesa Social para falar sobre as fortes chuvas e reestruturação da Guarda
Com os altos volumes de chuvas registradas, em Aracaju, nos últimos dias, considerados normais para a época do ano, o vereador Sargento Byron (Republicanos) visitou, ontem, 13, o secretário da Defesa Social, coronel Silvio Prado, para conhecer o esquema de monitoramento e alerta das condições climáticas e entender como a gestão municipal vem atuando para minimizar os transtornos gerados à população devido às fortes chuvas que atingiram a cidade.
Com a chegada das chuvas, alguns pontos da cidade ficam mais vulneráveis a alagamentos, enchentes, desmoronamentos de terras, além de outras situações que causam uma série de transtornos aos cidadãos aracajuanos. Para minimizar os riscos, Aracaju conta com um forte esquema de monitoramento e disparos de alertas para que a população, principalmente as pessoas que vivem em áreas vulneráveis, conheçam os riscos e busquem apoio.
Byron ficou satisfeito com o preparo da equipe da Secretaria Municipal da Defesa Social. “O que vimos aqui foi um esquema muito bem preparado, comandado por um técnico, que é o coronel Silvio, e que tem dado muito certo no que se refere aos monitoramentos e alertas preventivos. Nesse tocante, a Prefeitura cumpre seu papel com maestria. Tenho certeza que, graças a esse trabalho, muitas pessoas conseguem se prevenir de situações que as deixam vulneráveis a tragédias”, avalia.
Equipe Intersetorial
No encontro, o secretário Silvio Prado explicou como funciona o Gabinete de Crise em casos de alerta. “Não é apenas um trabalho da Defesa Social. É algo amplo, composto por várias equipes, a exemplo da Assistência Social, da Saúde, da SMTT, além de outros órgãos, que se unem para avaliar cada situação e traçar estratégias para prevenir e, quando ocorrem, minimizar os transtornos da população. O que esse gabinete coloca como prioridade são as vidas dos aracajuanos, então, quando ocorre uma situação que apresente riscos, a primeira coisa que vamos fazer é tirar todas dessas áreas, acolhê-las e garantir seus direitos. Depois disso, atuamos para reestruturar os danos físicos. É tudo feito com base em pareceres técnicos e com um olhar de profissionais preparados”, explicou Silvio.
Reestruturação da Guarda Municipal
O vereador aproveitou a oportunidade para tratar sobre outras temáticas que são de responsabilidade da Defesa Social, a exemplo da reestruturação da Guarda Municipal. Byron buscou entender como essa pauta é avaliada pela Prefeitura de Aracaju.
“Eu tenho recebido muitas visitas de guardas municipais que pedem uma atenção especial para essa categoria. Precisamos reforçar a Guarda com novos profissionais. É necessário um novo concurso público. A Guarda Municipal está com déficit no corpo de profissionais. Há diversas reclamações não apenas de falta de profissionais, mas, também, da estrutura de trabalho. Eu peço ao novo secretário, Silvio Prado, que olhe para essa categoria e busque ouvir os profissionais e encontrar alternativas para melhorar a condição de trabalho desses homens e mulheres que fazem um trabalho muito importante em nossa cidade. Sei que Silvio é um cara do bem, sensível às pautas dos profissionais, tenho certeza que ele não medirá esforços”, disse o sargento.