Byron diz que lutará por mais inclusão das pessoas com deficiência

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/01/2021 17h16, última modificação 14/01/2021 17h16
Byron diz que lutará por mais inclusão das pessoas com deficiência

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Byron Estrelas do Mar (Republicanos) reafirmou, mais uma vez, o seu compromisso com as pessoas com deficiência da capital sergipana. Em entrevista, ontem, 13, o parlamentar municipal se disse contrário a qualquer tipo de intervenção que vise a fragilização das políticas públicas de inclusão social. Na ocasião, Byron destacou que dará prioridade às iniciativas que tragam mais acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência nos diversos segmentos da sociedade.
“Já estou fazendo algumas discussões, conhecendo os desafios que terei de enfrentar e confesso: estou com todo o gás para fazer com que a nossa cidade abrace cada vez mais as demandas das pessoas com deficiência. No meu mandato, quero a participação dessa parcela da população. Sabe aquela frase dita pelas pessoas com deficiência “nada para nós, sem nós?” É exatamente disso que estou falando. Quero que eles estejam presentes no meu trabalho para que, juntos, possamos criar ações e projetos efetivos. O caminho para uma Aracaju humana é composto por mais inclusão e acessibilidade”, reforçou Byron.
Segundo Byron, a Câmara contará com um defensor dos direitos da população com deficiência. “Quem me conhece sabe que o meu trabalho é voltado para a inclusão. Temos que dar voz às pessoas com deficiência de Aracaju. Temos que torná-las protagonistas de suas histórias. A cidade do futuro que queremos construir deverá estar preparada para receber essas pessoas e torná-las mais empoderadas e independentes”, observou Byron.
Durante a entrevista, ao ser questionado sobre o decreto 10.502, publicado pelo governo federal no final de setembro, cujo objetivo é instituir uma nova Política Nacional de Educação Especial, tendo como uma das prioridades a criação de instituições de ensino que segregarão estudantes com deficiência, o vereador considera um retrocesso à luta por inclusão social defendida por atores sociais há anos.
“É um verdadeiro retrocesso a modalidade de ensino proposta para as pessoas com deficiência, que acaba segregando as pessoas com deficiência das demais pessoas que não precisam de necessidades especiais, deixei claro que sou contra. Se a medida for colocada em prática, toda a sociedade acabará perdendo. Não apenas as pessoas com deficiência, mas todos os cidadãos. Quando as escolas incluem as pessoas com deficiência na convivência com as demais, ela está ajudando a tornar a sociedade mais igual, justa e contribuindo com a promoção do respeito às diferenças”, opinou.
Nesta sexta-feira, 15, o vereador fará uma visita ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Aracaju.