Breno Garibalde cobra mais valorização dos artesãos e artesãs de Aracaju

por Nayana Araujo, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Breno Garibalde cobra mais valorização dos artesãos e artesãs de Aracaju

Foto: China Tom

Durante a sessão ordinária da terça-feira, 2, na Câmara de Aracaju, o vereador Breno Garibalde trouxe à tona as dificuldades enfrentadas pelos artesãos e artesãs de Aracaju, nas feiras realizadas na capital.

“Temos profissionais brilhantes na nossa cidade, que precisam de mais visibilidade e isso passa, por exemplo, pela padronização das barracas nas feiras de artesanatos. Com tudo organizado, o trabalho fica mais fácil e o turista também vai sentir mais vontade de realizar a compra. Um dos problemas, na minha visão, é a falta de comunicação entre as secretarias. A Emsurb toma conta das barracas, a Fundat gere os cursos para esses profissionais, e tem também a Funcaju e a Secretaria de Turismo; então é necessário que haja mais diálogo entre esses órgãos, para melhorar a vida dos trabalhadores.

Um dos locais que é enfrentam problemas por conta da falta de padronização das barracas, é a Orlinha Pôr do Sol. “Vários vereadores já trouxeram essa demanda, a Emsurb já está atenta a isso e eu fui pessoalmente lá para verificar essa situação e fui informado, pelo órgão responsável, que essa padronização já esta em processo de licitação e logo será resolvida. A praça Olímpio Campos enfrenta a mesma situação: é uma barraca de um jeito, outra barraca de outro, é uma coisa bem desorganizada. É necessário que seja feito um trabalho de padronização para que a área seja valorizada. Isso é geração de emprego, é o nosso turismo! Temos artesãos e artesãs de qualidade e eles precisam de mais valorização. Então, vamos cobrar para que essas situações sejam resolvidas, gerando consequentemente uma maior valorização dos profissionais e da nossa cultura”, pontua.