Breno Garibalde: “O problema não é da chuva, é do modelo de cidade adotado há décadas”

por Nayana Araujo, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Breno Garibalde: “O problema não é da chuva, é do modelo de cidade adotado há décadas”

Foto: Gilton Andrade

Os impactos causados pelas fortes chuvas na capital sergipana foi tema do pronunciamento do vereador Breno Garibalde, na Câmara de Aracaju nesta terça-feira, 23. “Hoje não tem como subir nessa tribuna, sem falar sobre as fortes chuvas que estão afetando a nossa cidade nos últimos dias. Porém, é importante ressaltar que o problema não é da chuva, mas sim, do modelo de cidade que vem sendo adotado há muito tempo, desde que Aracaju foi fundada. É uma cidade que foi criada em cima de áreas alagadas, e hoje toda a população sofre as consequências disso. A gente precisa se alertar e tomar providências o quanto antes.”, pontua o parlamentar.

Pauta constante no mandato do vereador, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Aracaju, está diretamente ligado à todos os problemas que a capital sergipana enfrenta no período chuvoso. Por isso, a revisão do PDDU se faz cada vez mais necessária. “Os rios estão cheios, e a chuva influencia na alta da maré. Isso é muito preocupante porque não existe área permeável na cidade, para que a água possa escoar. Além disso, a população muitas vezes não tem consciência e joga o lixo na rua. Consequentemente, esse lixo vai acabar entupindo bueiros e complicando ainda mais todo o nosso sistema de drenagem. Então, é necessário que haja conscientização da comunidade para que a gente possa fazer uma cidade melhor para viver”.

Breno falou ainda sobre a necessidade de preservação das margens dos rios que permeiam a cidade de Aracaju. “Muitas moradias são criadas nas periferias, e muitas dessas comunidades estão localizadas nas margens do rio. Mas, esses locais deveriam ser preservados, porque são áreas de transbordo natural do rio”, disse Breno, citando alguns locais da capital sergipana mais afetados com as chuvas.

“A avenida Airton Teles é um exemplo de via que tem grandes problemas nesse período. O canal transborda com a maré alta e com um grande volume de chuva, deixando a via completamente alagada, causando transtornos para quem transita no local. O Porto do Gringo, situado no bairro Soledade, está na margem do rio, e quando chove muito, a água escorre toda para a comunidade. O Jabotiana também, é um bairro que eu sempre falo aqui na tribuna e que foi construído sem a revisão do plano diretor, fato que causa diversos problemas para os moradores. Existem investimentos da prefeitura para poder resolver o problema, mas a gente não pode deixar que essas coisas continuem acontecendo! Precisamos cobrar soluções do poder público, e esse é meu papel como parlamentar, alertar a gestão sobre como tornar a cidade melhor para todos os aracajuanos”, finaliza Breno Garibalde.