Breno Garibalde: “Nosso Plano Diretor permitiu a derrubada de 619 espécies arbóreas"

por Nayana Araujo, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/09/2023 14h05, última modificação 26/09/2023 14h10

Foto: Gilton Rosas

Na sessão plenária desta terça-feira, 26, o vereador Breno Garibalde (União Brasil) subiu à tribuna para demonstrar sua revolta e insatisfação com crime ambiental que está ocorrendo na região do bairro Jabotiana, onde 619 espécies arbóreas foram desmatadas em uma área de 16.930 m² de extensão, para a construção de um empreendimento.

“Comecei o dia de hoje recebendo inúmeras mensagens nas minhas redes sociais com registros de árvores sendo derrubadas, toda a fauna da região gritando por socorro. Mais um desmatamento acontecendo na nossa cidade, no bairro Jabotiana, que é uma área que já enfrenta vários problemas. Isso me deixa completamente transtornado”, lamenta o parlamentar.

Ainda segundo Breno, o empreendimento, que está sendo construído em uma área privada, tem licença ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

“Hoje cedo procurei a Sema e atestei que foi dada a licença ambiental. Mesmo sendo uma área privada, é um absurdo o que estão fazendo lá. Vai ter compensação do que está sendo suprimido, mas não será suficiente para suprir o tanto que está sendo desmatado. Isso não pode acontecer na nossa cidade”, disse Breno, acrescentando que todo esse problema está sendo causado pela falta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (PDDU).

“Quem está parando o Plano Diretor na nossa cidade é responsável por tamanho descaso. Estamos falando de um bairro caótico, cheio de problemas, e ainda serão construídas duas torres, e centenas de famílias vão chegar em um bairro que não tem estrutura para tanto. Até quando isso? Me solidarizo com as famílias que estão ali e estão tão revoltadas quanto eu. Vou subir nesta tribuna quantas vezes for necessário para cobrar a revisão do Plano Diretor”, pontuou Breno, em tom de revolta.

“Nosso Plano Diretor permite a construção de empreendimentos aterrando lagoas, desmatando áreas de preservação, isso não é normal! Estamos em 2023 e estamos repetindo os mesmos erros. E ainda tem gente que diz que é ‘mimimi’ se preocupar com o Meio Ambiente. A gente não é contra o desenvolvimento, o que a gente é contra é a destruição de áreas de preservação. É revoltante!”

O parlamentar concluiu seu pronunciamento pedindo ao Ministério Público que averigue a situação e que providências sejam tomadas. “A gente sabe que tamanho absurdo não pode acontecer. Por isso, nós legisladores municipais, precisamos cobrar providências”, afirma Breno.