Bittencourt sugere nome de Luiz Antônio Barreto para o Largo da Gente Sergipana

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/03/2018 14h40, última modificação 14/03/2018 14h42
Bittencourt sugere nome de Luiz Antônio Barreto para o Largo da Gente Sergipana

Foto: Gilton Rosas

Na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 14, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) destacou a importância da construção do Largo da Gente Sergipana para o fortalecimento da identidade cultural do povo de Sergipe. Na ocasião, o parlamentar sugeriu que o Governo do Estado e o Instituto Banese nominassem o espaço como Largo da Gente Sergipana Luiz Antônio Barreto, historiador sergipano falecido em 2012. “Aquela obra é uma homenagem ao povo do nosso estado, às nossas tradições e à nossa história. Luiz Antônio Barreto foi um grande estudioso da cultura popular de Sergipe, sendo o herdeiro intelectual de Sílvio Romero, quando fez o resgate do universo da cultural popular no Brasil. Ele seria uma grande referência para dar nome àquele Largo que já nasce grandioso e, sem dúvida, será um dos mais disputados cartões postais do nosso estado”, recomendou Bittencourt.
O Largo da Gente Sergipana é fruto da parceria entre o Governo do Estado, Banese e Instituto Banese, e fica em frente ao Museu da Gente Sergipana. Trata-se de um píer instalado no leito do rio Sergipe, com nove esculturas de sete metros de altura que representam manifestações culturais sergipanas: Barcamateiros, Cacumbi, Lambe-Sujo e Caboclinhos, Parafusos, Chegança, Reisado, Taieira, São Gonçalo e Barco de Fogo.
Na visão do vereador Bittencourt, o espaço chega para fortalecer o turismo, aprimorar a beleza da capital sergipana, contribuir para a preservação da cultura e ser um instrumento de educação para as novas gerações. “As pessoas estão acostumadas a fazer monumentos lembrando grandes nomes da economia, da política e da produção intelectual. Não estamos habituados em construir em favor da mais expressiva, vigorosa, originária e verdadeira expressão cultural popular. Vejo no Largo da Gente Sergipana um grande instrumento onde, no futuro, crianças, jovens, estudantes e turistas questionarão e aprenderão sobre as nossas manifestações. O Governo e o Banese foram felizes com essa concretização. Ela será peça fundamental em favor da educação”, afirmou Bittencourt.