Bittencourt sugere discussão sobre avaliação no processo de seleção dos membros do Conselho Tutelar

por Marcos Leonardo da Silva Pinto Moreira publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Bittencourt sugere discussão sobre avaliação no processo de seleção dos membros do Conselho Tutelar

Foto: Gilton Rosas

O vereador Professor Bittencourt (PDT), usou o Grande Expediente desta quinta-feira, 28, para falar sobre o processo de votação do Conselho Tutelar e a importância de avaliação no processo de seleção dos membros que concorrem à eleição, que neste ano acontece no dia 1º de outubro.

"Serão 122 candidatos e 30 conselheiros tutelares eleitos. São cinco distritos, portanto, haverá a eleição de seis conselheiros por cada distrito. Todos aqui entendem e reafirmam a importância dessas personalidades, desses agentes públicos, desses representantes da sociedade civil, que são os conselheiros tutelares, na reafirmação das garantias dos direitos da criança e do adolescente. Todos aqui, sem dúvida, respeitamos e entendemos a importância deles, e torcemos para que as estruturas, para que o trabalho deles sejam realizados, sempre melhorem", comunicou o vereador.

O parlamentar também sugeriu a possibilidade de implementar avaliações no processo de seleção dos Conselheiros Tutelares para garantir o conhecimento mínimo na execução do trabalho.

"Eu acho que a gente precisa discutir, com uma profundidade necessária, a possibilidade de avaliações no processo de seleção dos Conselheiros Tutelares. Na verdade, fui informado que já existiu essa avaliação, e que esta Casa retirou a avaliação. Esses homens e mulheres precisam ter um conhecimento mínimo, básico, para efetivação do seu trabalho e efetivação da necessária defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Portanto, essa casa precisa se debruçar sobre esse tema", propôs Bittencourt.

O vereador ainda destacou que: "O pastor Eduardo já havia abordado esta pauta, sobre a  retomada das avaliações, mas se ao fim do processo eleitoral, o pastor Eduardo não fizer isso, eu colocarei aqui nesta Casa a discussão acerca dessa possibilidade".

 

Sobre as eleições do Conselho Tutelar

O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar acontecerá no dia 1º de outubro em todo o território nacional. A votação acontecerá das 8h às 17h, de acordo com os padrões estabelecidos pelo TRE/SE.

Para votar, o cidadão deve estar em dia com a Justiça Eleitoral, comparecer ao local de votação munido do título eleitoral e documento de identificação com foto e escolher um candidato que deve atuar no distrito correspondente ao seu território. Ao todo, Aracaju contará com 33 locais de votação.

Confira os locais de votação através do endereço: https://appsemfas.assistenciasocial-aju.com.br/