Bittencourt realiza live com professora de direito da UFS sobre manifestações pró-regime militar

por David Rodrigues, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/04/2020 08h40, última modificação 27/04/2020 08h40

Foto: Assessoria do parlamentar

Na noite da última sexta-feira, 24, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) realizou uma Live em suas redes sociais com a participação da Professora do Departamento de Direito da UFS e Doutora em Sociologia, Andréa Dipineri.

Em quase uma hora, eles conversaram sobre as manifestações pró ditadura, ocorridas no dia 19 de abril, e que contou com a participação do presidente da república. O assunto rendeu muitos comentários na live, e a professora, quando questionada, comentou sobre a possibilidade do presidente Bolsonaro ter cometido um crime de responsabilidade.

“O crime de responsabilidade está previsto na constituição, que são ações atentatórias desse modelo constitucional. No caso da presidência da república, a discussão que se faz é que alguns comportamentos dos últimos dias se enquadram na previsão constitucional de crimes de responsabilidade”, comentou.

Andréa, que também atuou como membro Estadual da Comissão da Verdade em Sergipe, entre os anos de 2015 a 2017, falou um pouco do relatório elaborado pela equipe, que está em fase de editoração e questionou a atitude de alguns manifestantes no ato pró golpe militar.

"Eu imagino que quem foi lá e colocou no seu cartaz: 'queremos a volta do AI-5', não tem consciência do que era o pacote do AI-5, entende?! Inclusive dentro da lógica do pacote do AI-5 ela não poderia estar se manifestando", pontuou a professora.

Bittencourt, utilizando da argumentação da professora também comentou o assunto: "Eu tive a oportunidade de assistir todos esses depoimentos da Comissão da Verdade, ao vivo, e todas essas pessoas foram vítimas de tortura física. Nos dias de hoje alguém alimentar o discurso de que é favorável a uma ação dessa natureza, que vai simplesmente sequestrar o outro, prender, torturar o outro que pensa diferente e discorda do meu posicionamento, isso é um absurdo”, comentou o vereador durante a live.

Para quem não teve a oportunidade de assistir, o vídeo está disponível no canal oficial do parlamentar no youtube.