Bittencourt participa do I Seminário Travessias no Ensino e Aprender

por Abrahão Crispim — publicado 30/01/2019 12h21, última modificação 30/01/2019 12h21
Bittencourt participa do I Seminário Travessias no Ensino e Aprender

Foto: Heribaldo Martins

O vereador Professor Bittencourt (PCdoB), representou a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), no I Seminário Travessias no Ensino e Aprender – da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 30, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau.

O evento é dividido em três turnos, para que todos os profissionais interessados possam participar sem comprometer as atividades nas escolas. Durante a manhã, os debates iniciaram às 8h30; à tarde, às 13h30; e à noite, 18h30.

A secretária da Educação, Maria Cecília Leite, fez a abertura do evento, explicando que a discussão será importante para os rumos da educação local e nacional. “Esta será a primeira etapa do processo de construção do currículo referencial para as escolas municipais de Aracaju e de mobilização dos profissionais da educação da rede para a reelaboração dos projetos pedagógicos e dos currículos escolares. Por isso, a presença dos nossos professores é fundamental e convidamos para que todos participem”, explicou a secretária Cecília.

O vereador Bittencourt ressaltou que o objetivo é refletir sobre a prática docente como ação educativa, o que exige conhecer processos e mediações da formação a partir da compreensão da dimensão política do projeto pedagógico, das estratégias de ensino e do papel do professor. “A educação enquanto formação humana é fim último do processo de ensino e aprendizagem a se realizar na escola e na sala de aula. É fundamental e, portanto, necessário, pensarmos a formação na perspectiva criadora e crítica para a superação das estruturas reprodutoras do capital e suas mediações desumanizadoras. Acreditamos ser possível uma práxis transformadora do ato de ensinar e aprender no espaço da sala de aula, capaz de nos conduzir nessa travessia, pela emancipação humana, para além do capital”.