Bittencourt participa de Audiência Pública sobre Defesa dos Bancos Públicos na Alese

por Acácia Mérici *Com informações da Alese — publicado 06/10/2017 13h15, última modificação 06/10/2017 16h24

Déa Jacobina

O vereador Professor Bittencourt (PCdoB) esteve na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta sexta-feira, 6, onde participou de uma Audiência Pública "Defesa dos bancos públicos e das empresas públicas". O parlamentar esteve ao lado de membros e diretores do Sindicato dos Bancários do Estado de Sergipe, da Federação dos Bancários da Bahia e de Sergipe, da CTB/SE e do deputado estadual Luciano Pimentel (PSB), autor da propositura.

"Parabenizo Luciano Pimentel pela iniciativa e pelo compromisso histórico de tratar da defesa dos interesses dos bancos públicos e dos servidores. Ele possui uma vitoriosa trajetória profissional:  começou como bancário e chegou a ser superintendente da Caixa Econômica em Sergipe, o que dá toda legitimidade para dentro da Alese ser o deputado que atua na luta e na defesa dos bancos públicos", afirmou Bittencourt.

O vereador falou da importância dos bancos públicos. Para ele, as instituições são mais que empreendimentos de natureza financeira: são patrimônios de cada cidade de Sergipe e do Brasil. "Os bancos públicos estão sempre onde a iniciativa privada não deseja estar e cumpre o papel de estímulo ao desenvolvimento local. Portanto, é preciso cada vez mais fortalecê-los e mantê-los. Alguns bancos têm se retirado de determinados municípios, o que é preocupante. A saída sempre é  uma tristeza porque se trata de uma redução de investimentos locais", explicou Bittencourt.

O vereador colocou o mandato à disposição para o debate e o diálogo entre a categoria para tratar de todas as questões relacionadas às empresas e bancos públicos. "Farei um requerimento à Câmara para realizarmos uma audiência pública com os mesmo teor e levarmos o debate para o âmbito municipal. Será uma grande satisfação receber os representantes dos movimentos sociais e sindicais, o deputado Luciano Pimentel e membros dos únicos bancos públicos atuantes em Sergipe: Banese, Caixa, Banco do Brasil e BNB", afirmou o líder do prefeito na Câmara.

Para o deputado Luciano Pimentel, "este é um momento tão importante para mim como membro desse Poder, e por ter a oportunidade de defender um tema a qual vivi grande parte de minha vida, foram mais de 30 anos como bancário. Sei da importância dos bancos públicos, do seu fomento para o desenvolvimento, e papel especial de regular o mercado. Na última quinta-feira, dia 05, fiz parte de uma Audiência Pública na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) no Distrito Federal, cuja pauta foi a cobrança aos bancos públicos no sentido de que assumam suas responsabilidades sociais".

Participaram da Audiência Pública "Defesa dos Bancos Públicos e Empresas Públicas", a presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira, o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza de Jesus, o secretário de Finanças da Contraf/CUT e vice-presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Hiroshi Takemoto, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/SE), Adêniton Santana Santos, a presidenta da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), Rita Josina Feitosa da Silva, o presidente da Associação dos gestores da Caixa, o economista do Dieese Sergipe, Luiz Moura, e o prefeito de Salgado, Duílio Siqueira.