Bittencourt é homenageado pelo Coletivo de Terreiros de Sergipe

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/12/2018 13h40, última modificação 06/12/2018 13h40
Bittencourt é homenageado pelo  Coletivo de Terreiros de Sergipe

Foto: Gilton Rosas

O vereador Professor Bittencourt participou na noite de quarta-feira, 05, do seminário organizado pelas quatro entidades que compõem o Coletivo de Terreiros de Sergipe: Sociedade Omolayê, Comunidade Oju Ifá, Asé Égbè Sergipano e Coletivo de Ekedes e Ogans. O evento aconteceu na Escola do Legislativo Estadual. O parlamentar, ao lado de associações e personalidades sergipanas, foi homenageado por toda contribuição dada às comunidades de terreiro e por promover ações de valorização da religião e da cultura.

“Fiquei muito feliz com essa premiação. Este é um tema muito importante para mim e milito na causa desde sempre. Faz parte da minha vida. Dei minha contribuição quando fui secretário de Estado dos Direitos Humanos e, desde quando iniciei o mandato de vereador por Aracaju, sempre coloco-me à disposição para o diálogo com todos os grupos porque sei da necessidade de ampliarmos essa pauta. Tive a honra de presidir à Sessão Especial 'Legislação Municipal e os povos tradicionais de matrizes africanas e terreiros: dialogando o dever do Município e os direitos de quem tem essa crença'. Precisamos cada vez mais chamar a atenção para a luta e o combate à intolerância e a todo tipo de preconceito. Temos o dever de debater e garantir o direito à fé e à diversidade religiosa, discutindo políticas de proteção e segurança dos terreiros. Dessa forma será possível preservar a manutenção cultural, histórica e social dessas tradições", falou Bittencourt.

O evento contou com a presença do Babalorixá Paulo César Lira (Asè Egbé Sergipano), Yalorixá Martha Sales (Sociedade Omolaiyè) e Yalorixá Sônia Oliveira Santos (fundadora da Comunidade Ojú Ifá) e Pai Marcos Xoroquê (Coletivo de Ekédes e Ogans), que apresentaram os trabalhos realizados pelas entidades no ano de 2018.

“Precisamos encerrar 2018 mostrando as ações dessas entidades que querem constituir a uma unidade, buscando políticas públicas para as comunidades de terreiro. A situação do nosso país é ruim exclusivamente para quem é negro, mulher, LBGT e de terreiro. A resistência e a luta são necessárias. Queremos dialogar com todas as denominações e todas as pessoas sobre o mundo que queremos. Precisamos acabar com toda intolerância religiosa. Queremos política pública e garantia dos direitos. Somos excluídos da sociedade e precisamos dialogar com todas as religiões. Essa homenagem a esses amigos é por todo apoio e carinho dado à nossa luta”, disse o Babalorixá Paulo César Lira.

Para a Yalorixá Sônia Oliveira Santos, “independente da religião, todos devem dar as mãos por um mundo melhor. Precisamos formar redes. Somos unidos e precisamos nos fortalecer”.

Além do vereador Professor Bittencourt, foram homenageados o vereador Bigode do Santa Maria, o produtor cultural da Casa das Áfricas, Pedro Neto Daresy, a Mamet' N'sice Meire Mansuet, delegada de Polícia e titular da Delegacia de Atendimento a Crimes Homofóbicos, Racismo e Intolerância Religiosa, a deputada estadual Ana Lúcia, a secretária de direitos e igualdade racial de Laranjeiras, Sandra Sena, entre outras autoridades.