Bittencourt diz que redução do índice do Aedes aegypti em Aracaju é mais um avanço da gestão de Edvaldo

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/06/2018 11h55, última modificação 12/06/2018 13h47

Foto: César de Oliveira

Sempre atento e dialogando com o Poder Executivo e com a população sobre ações voltadas para a saúde pública, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) comemora as estatísticas do Ministério da Saúde (MS) que apontam Aracaju como uma das três capitais (ao lado de João Pessoa e São Paulo) que apresenta índices de infestação pelo Aedes aegypti considerados satisfatórios.

"Esse é fruto de um sério trabalho de prevenção e de combate ao mosquito Aedes aegypti feito pelas equipes das Secretarias Municipais da Saúde (SMS), Meio Ambiente (SEMA), Educação (Semed), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), com a participação efetiva da população que abre suas casas para receber os agentes de endemias para identificar possíveis criadouros e agir para não proliferar o mosquito transmissor da dengue, zyka e chikungunya. Aracaju está de parabéns", afirma o líder do prefeito na Câmara.

Os dados do Ministério da Saúde mostram que, em Aracaju, dos 42 bairros visitados pelas equipes de endemias, nenhum tem alto risco de epidemias. Desses, 28 bairros foram classificados em baixo risco e 14 em médio risco. No segundo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), feito em março de 2018 em Aracaju, foi identificado o índice geral de 0,9, valor classificado como baixo ou satisfatório ao aparecimento de surtos ou epidemias. "Esses índices podem ser considerados como um grande avanço em todo o processo de reconstrução que a cidade de Aracaju passou desde quando Edvaldo Nogueira assumiu a prefeitura no ano passado. A limpeza e coleta na cidade, aliadas ao trabalho das equipes de saúde, as ações educativas e, principalmente, a participação consciente da população vem fazendo a diferença. Aracaju está voltando a ser a capital da qualidade de vida", ressalta Bittencourt.

Bittencourt comenta, ainda, que sempre percorre os bairros da capital sergipana, da zona norte à zona sul. Para ele, o vereador também deve fazer a sua parte conversando com as pessoas sobre a importância de cuidar da cidade, da comunidade e da própria residência para evitar a presença do Aedes aegypti. “Cidadania também se faz com o diálogo. O cidadão precisa ficar atento se na sua comunidade possui terrenos baldios, se tem gente que não contribui para a coleta de lixo ou entulho. A Prefeitura de Aracaju é uma grande aliada da população e é receptiva para auxiliar o povo nesse combate ao mosquito. O esforço conjunto e contínuo de todos contribuirá para que nossa cidade esteja sempre dando exemplo para o Brasil. Parabéns, Edvaldo Nogueira e toda equipe por cuidar tão bem dos aracajuanos", afirma Bittencourt.