Bittencourt destaca avanços na Rede Municipal de Saúde

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/10/2018 08h27, última modificação 25/10/2018 08h27
Bittencourt destaca avanços na Rede Municipal de Saúde

Foto: Gilton Rosas

Na quarta-feira, 24, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante a Audiência Pública de apresentação do Relatório de Gestão do 2º Quadrimestre da Secretaria Municipal da Saúde, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) ouviu atentamente aos esclarecimentos do secretário adjunto Carlos Alberto Noronha Neto e fez uma avaliação dos avanços da pasta na gestão de Edvaldo Nogueira.
"Temos que reconhecer o aumento da qualidade e o fortalecimento da Saúde no município de Aracaju. Em quase dois anos, o prefeito Edvaldo Nogueira arrumou a casa, estabeleceu metas, organizou os processos administrativos, realizou processo seletivo para contratação de profissionais, estruturou unidades de saúde, entre outras ações. Ainda temos muito o que avançar, mas esse caminho correto vem garantindo a assistência à população", afirmou Bittencourt.
Durante a apresentação, o vereador observou gráficos que mostraram diversos serviços como urgência, cobertura vacinal, ações do programa de DST/Aids, medicamentos, entre outros. Sobre os atendimentos na rede Municipal, o Hospital Nestor Piva (Zona Norte) atendeu a 34.957 usuários no segundo quadrimestre de 2018 (sendo que no primeiro quadrimestre foram 38.964 atendimentos). No Hospital Fernando Franco (Zona Sul) foram 25.906 atendimentos no segundo quadrimestre (sendo 28.131 nos primeiros quatro meses).
O relatório quadrimestral aponta ainda que até o 2º semestre foram 156.951 procedimentos ambulatoriais solicitados na rede especializada com 90.571 confirmações, redução gerada pelo grande número de absenteísmo.
"É preciso saber as motivações que justificam o absenteísmo, além das implicações e dos impactos que podem causar. Sobre a redução dos atendimentos, avalio que existam elementos positivos para isso, a exemplo do fortalecimento da atenção básica e do funcionamento do sistema. Quando assumiu a Prefeitura, Edvaldo Nogueira encontrou uma Saúde com quase 2 milhões de procedimentos não realizados na gestão anterior e quase 300 mil consultas a menos. Hoje, percebemos saltos expressivos. Parabenizo Edvaldo Nogueira, a secretária Waneska Barbosa e toda equipe da SMS por todo esforço e dedicação no processo de reconstrução da nossa Aracaju", destacou o vereador Professor Bittencourt.