Banco de Leite Marly Sarney incentiva doação de leite materno
O Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH) está com o estoque abaixo da quantidade ideal. A necessidade atual é de 10 litros por dia e no momento o banco está fornecendo 25 por cento desse valor. De acordo com a nutricionista e responsável técnica do BLH, Mirian Duarte, o leite materno é alimento essencial na recuperação dos bebês que estão internados na maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Mulheres que estão amamentando e apresentam 50 ml excedentes por dia podem doar.
“O leite materno é o principal alimento que o bebê necessita. O leite materno é completo, tem anticorpos, vitaminas, uma quantidade adequada de carboidratos, de proteínas e de gordura; sendo essa gordura constituída em boa parte por ômega 3. Todo leite doado passa por um processo de pasteurização e, em seguida, é enviado para maternidade”, afirmou a nutricionista.
A nutricionista explica que a pessoa interessada em ser uma doadora pode entrar em contato com o BLH através do telefone (79) 3226-6301. Os profissionais do banco de leite cadastram as doadoras e recolhem o leite materno.
“Fazemos o cadastro e explicamos como é o processo da doação, como é feita a ordenha em casa e o armazenamento do leite. A doadora precisa fornecer os exames feitos no pré-natal, esse envio pode ser via aplicativo de mensagens. A equipe médica vai avaliar esses exames e, caso sejam aprovados, essa mulher pode ser doadora”, disse.
A equipe do banco de leite leva até essa doadora o kit dos frascos já esterilizados para realização da coleta, de acordo com o que foi orientado pelos profissionais do BLH, e recolhe semanalmente o leite materno na casa da doadora. Essa ação é denominada ‘Rota’. A coleta é feita cada dia da semana em uma região diferente da cidade, de acordo com a demanda.
Outros Serviços
O banco de leite oferta outros serviços à população, além da captação do leite materno. A sala de manejo , por exemplo, atende mulheres com dificuldades na amamentação. “Pode ser dificuldade do bebê em pegar o peito da mãe, uma ferida, mastite ou uma inflamação na mama. Nós também temos nosso laboratório de amamentação em que todos os bebês prematuros que nascem na maternidade são acompanhados até completar 8 meses”, explica Mirian Duarte.
Unidade de Referência
O Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), unidade ligada à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), é referência para bancos de leite em Sergipe e atua como intermediário entre as mães que desejam doar e os recém-nascidos internados na MNSL. Ele presta assistência aos bebês, orienta as mães que têm dificuldade no manejo da amamentação e realiza a captação de leite para pasteurizar e entregar à MNSL.
O telefone do BHL é o (79) 3226-6301. Os interessados podem ligar de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e manifestar a intenção de colaborar, ou comparecer à rua Mato Grosso, no bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju