Após Audiência Pública, Seu Marcos comemora tutoria de capacitação para transplante de rins

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/09/2019 11h25, última modificação 20/09/2019 11h47

Foto: Assessoria do parlamentar

Após Audiência Pública na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizada na tarde da última quinta-feira, 19, para tratar sobre a situação da doação de órgãos em Sergipe, em especial, da situação dos pacientes renais crônicos, o vereador Seu Marcos (PHS) comemorou a autorização do Ministério da Saúde da tutoria do Hospital Universitário para a realização do transplante de rins.

A notícia foi confirmada pelo coordenador da Central Estadual de Transplantes de Sergipe (CET/SE), Benito Fernandez, horas depois da audiência. De acordo com os dados da CTSE, Sergipe não realiza transplante de rins desde 2012, mesmo possuindo uma grande fila de espera. Atualmente, os pacientes renais com necessidade de transplante são encaminhados para cidades vizinhas. Com a liberação da tutoria, o Hospital Israelita Albert Einsteen capacitará o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU) para realizar o serviço. Após essa etapa, dados serão encaminhados para uma nova etapa, a da habilitação.

Seu Marcos, que acompanha de perto a luta para o retorno do transplante de rins em Sergipe e, que tem cobrado duramente políticas públicas para a adoção da medida, comemorou. “Esse é o pontapé inicial. Estamos muito felizes com a autorização da habilitação, espero que as etapas sejam seguidas e que Sergipe passe a realizar novamente transplantes de rins. A Audiência Pública na CMA foi justamente para alertar a sociedade e encaminhar ações que cobrasse o retorno da cirurgia, pelo menos em Aracaju”, disse.

Sergipe só realiza transplantes de córneas. Desde 2012, o Estado não tem autorização do Ministério da Saúde para a realização do transplante de rins. No mês passado, a habilitação de cirurgias cardíacas também venceu, impossibilitando a realização de transplante de coração. Também participaram da Audiência Pública representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, da Associação de Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe (Arcrese), da Organização a procura de Órgãos (OPO), da Organização Doar-se, da Central de Transplante de Órgãos de Sergipe, sociedade civil e os vereadores Camilo Lula  (PT) e Américo de Deus (Rede). A autoria da audiência foi do vereador Seu Marcos.