Ascom da CMA realiza curso para equipes técnicas e assessorias parlamentares
A Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou, nesta sexta-feira, 04, um curso de treinamento para qualificar os conteúdos informativos produzidos no âmbito da Casa. O momento formativo ocorreu na Escola do Legislativo e reuniu as equipes de comunicação da Agência e redes sociais da Câmara Aracaju, TV Câmara, além das assessorias parlamentares dos vereadores da capital.
“Nosso encontro alinhou procedimentos e promoveu maior integração entre o trabalho dos assessores parlamentares e das as equipes do setor de comunicação da Câmara Municipal de Aracaju”, explicou o jornalista e Assessor de Comunicação da CMA, Max Augusto. “Tudo isso com o objetivo de qualificar os conteúdos que chegam à população de Aracaju”, completou.
Muito didático, o curso trouxe informações a respeito da padronização dos textos jornalísticos, arquitetura de informação e dicas para potencializar o alcance de conteúdos informativos na internet.
O assessor de comunicação do vereador Soneca, Guilherme Fraga, apontou que os conteúdos do curso irão auxiliar o seu trabalho cotidiano. “Certamente estaremos ainda mais atentos às imagens apresentadas pelo vereador na tribuna, para que não seja violado nenhum direito, principalmente de crianças e adolescentes e de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, avaliou, em referência às orientações dadas pelo coordenador da TV Câmara, Franklin Timóteo, durante sua palestra.
Franklin abordou procedimentos operacionais da TV Câmara e, entre outros aspectos, alertou sobre cuidados necessários para que as conteúdos veiculados na emissora não violem direitos autorais ou de imagem, estejam em desacordo com a Classificação Indicativa ou ainda que exponham meninos e meninas a situações vexatórias ou constrangedoras.
Revisores
Coesão, ortografia, acentuação e outros desvios gramaticais da língua portuguesa foram temas da aula ministrada pela redatora da CMA Lígia de Goes. Graduada em Letras, especialista em revisão de texto e em língua portuguesa, a profissional apontou os erros mais comuns cometidos no âmbito do jornalismo e esclareceu as dúvidas mais frequentes dos profissionais da comunicação sobre o tema.
“Os técnicos da comunicação lidam cotidianamente com a língua portuguesa enquanto ferramenta profissional. Nossa atuação pretende contribuir para que os conteúdos informativos produzidos no âmbito da nossa Casa Legislativa cheguem à população de forma clara e sem erros”, destacou.
O trabalho de Lígia e dos demais redatores da Casa Legislativa permeia a revisão das matérias jornalísticas, textos dos feeds e stories compartilhados nas redes sociais, roteiros da TV Câmara, além das legendas das sessões ordinárias de audiências públicas realizadas na Casa.