Ascom da CMA e assessores dos vereadores produziram mais de 2,4 mil matérias em 2019

por Eduardo Costa, Vinícius Andrade e Alexandra Brito — publicado 17/01/2020 12h45, última modificação 17/01/2020 12h45

Foto: César de Oliveira

Durante o ano passado foram publicadas no site oficial da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) - www.aracaju.se.leg.br - 2.418 matérias. Os textos foram produzidos pela equipe da Agência de Notícias, que integra a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Casa, e pelos assessores de imprensa dos vereadores. Esse é o resultado do trabalho integrado entre os assessores e a Ascom, setor responsável por divulgar as ações promovidas pelos mandatos dos parlamentares, bem como do Parlamento Municipal como um todo.

Essa produção é encaminhada para os meios de comunicação pela equipe da Ascom, através de e-mail e linha de transmissão do WhatsApp. As matérias também são postadas nas redes sociais oficiais da CMA.

Pelo aumento da importância das mídias sociais nos últimos anos e uma maior cobrança social sobre o trabalho dos políticos, as redes sociais da CMA são alimentadas de forma instantânea, contribuindo efetivamente para informar o que ocorre no dia a dia do Parlamento, bem como as atividades dos vereadores que o integram, disseminando ideias. Hoje, as redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e tantas outras servem para espalhar subsídios diversos sobre os vereadores. A rede oficial também tem um papel fundamental no combate às notícias falsas (fake news).

Trabalho das assessorias

As assessorias da Casa e dos parlamentares trabalham em conjunto em prol da comunicação da CMA. A Agência de Notícias é responsável por cobrir as sessões, revisar e publicar as matérias no site e nas mídias sociais oficiais, além de cobrir eventos externos com a presença da presidência, membros da Mesa Diretora ou parlamentar que esteja representando oficialmente o Poder Legislativo.

Já as assessorias dos parlamentares trabalham em conjunto com os mesmos, de forma particular. Esse trabalho se dá de várias formas, seja pela cobertura dos discursos nas sessões, ou pelo trabalho em atividades externas dos vereadores. O material produzido pelas assessorias de imprensa relativo ao mandato parlamentar é encaminhado à Ascom, que faz a divulgação nas mídias sociais oficiais da Câmara Municipal de Aracaju.

Redes sociais

As atuações dos parlamentares dentro de fora do Plenário da CMA são monitoradas diariamente pelas redes sociais da Casa. Hoje, a Câmara possui páginas no Facebook, Instagram e Twitter.

No Facebook, além da publicação de todas as matérias que vão ao site, também são colocadas as fotos registradas durante as sessões, para uso das assessorias dos parlamentares. No Instagram, são publicados registros de divulgação das Sessões Ordinárias, Sessões Especiais, Audiências Públicas, títulos de Cidadania Aracajuana, além de eventos externos com participação de parlamentares.

Por fim, no Twitter, além da publicação das matérias, é feita a cobertura em tempo real das atividades em Plenário. A assessoria da CMA é responsável por atualizar o que acontece nas Sessões Ordinárias, Sessões Especiais e Audiências Públicas. Todo este trabalho tem o objetivo de trazer os vereadores para mais perto da população e dar transparência às atividades da Câmara Municipal de Aracaju.