"As mulheres precisam se sentir seguras para praticar atividade física nas ruas de Aracaju", ressalta Breno Garibalde

por Nayana Araujo, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
"As mulheres precisam se sentir seguras para praticar atividade física nas ruas de Aracaju", ressalta Breno Garibalde

Foto: China Tom

Em pronunciamento na tribuna da Câmara de Aracaju nesta terça-feira, 2, o vereador Breno Garibalde falou sobre os constantes relatos que recebe em suas redes sociais, a respeito da insegurança por parte de muitas mulheres, ao tentar praticar exercício físico no período noturno, em muitos pontos de Aracaju.

“Além do machismo que faz com que as mulheres sejam o grupo mais afetado, a falta de iluminação também é um grande problema. Sabemos que existe todo um esforço da prefeitura para solucionar o problema, houve troca de lâmpadas para a tecnologia de led, mas continuam acontecendo situações como furtos de fiação, o que acaba afetando o serviço”, aponta.

O parlamentar acrescenta que diversos calçadões de Aracaju têm problemas de falta de iluminação. “Nos lagos da Orla da Atalaia, na Orla Sul, no Parque da Sementeira, na 13 de julho, enfim, em todos esses locais que são utilizados para a pratica de atividades físicas, a reclamação por parte das mulheres tem sido a mesma. Não é justo que elas não se sintam seguras para praticar atividades físicas. A rua é um ambiente público, o ambiente mais democrático que nós temos. Muitas não têm condições de pagar uma academia, precisam utilizar os espaço públicos para se exercitar, e acabam não fazendo por conta da sensação de insegurança. Por isso, deixo aqui minha reivindicação para que esse problema seja solucionado o mais rápido possível. Precisamos ter uma cidade para todos e todas!”, afirma Breno.