Aribé: mais de 90 mil pessoas foram impactadas pela campanha das calçadas

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/06/2019 15h55, última modificação 11/06/2019 15h55
Aribé: mais de 90 mil pessoas foram impactadas pela campanha das calçadas

Foto: César de Oliveira

O vereador de Aracaju, Lucas Aribé (PSB), apresentou nesta terça-feira (11) a prestação de contas da campanha “Calçadas: a caminhada começa com sua atitude”, que no último mês conscientizou a população aracajuana a respeito das barreiras móveis que impedem o livre caminhar de pedestres nas calçadas e passeios públicos da capital sergipana. “Mais de 90 mil pessoas foram impactadas com as ações de conscientização”, destacou na tribuna da Câmara de Vereadores.

A caravana da acessibilidade percorreu sete bairros de Aracaju orientando os moradores sobre objetos que podem se tornar verdadeiros obstáculos à mobilidade a pé. Segundo Lucas, foi possível dialogar com a sociedade esclarecendo a importância de que esses espaços permaneçam caminháveis. “Aracaju é de todos e para todos. E as calçadas foram feitas para o pedestre. Acredito que a grande mensagem dessa mobilização está expressa em uma paródia que o meu amigo Gabriel Batista compôs especialmente para a campanha: vamos nos unir para melhorar”, disse ao exibir o vídeo da paródia.

A campanha disponibilizou recursos informativos com orientações sobre o modo adequado de construção e conservação das calçadas, entre eles, um ebook e duas lives nas redes sociais com especialistas na área de desenvolvimento urbano. Preocupado com as futuras gerações, Lucas Aribé também visitou escolas públicas, privadas e instituições de apoio às pessoas com deficiência para fazer a distribuição gratuita de três mil exemplares do Jogo das Calçadas.

“Fomos em 24 lugares e tivemos uma receptividade muito boa da garotada que entendeu a nossa mensagem e, como sabemos, tem um potencial enorme de multiplicação. Quero registrar a minha gratidão a Artur Melo que fez a ilustração e aos demais parceiros que possibilitaram a confecção do jogo educativo, os deputados Georgeo Passos e Kitty Lima, a Casa Alemã e também ao Instituto Iluminar”, afirmou Lucas Aribé, ressaltando que todo material também foi oferecido no formato adaptado e plenamente acessível.

Além de proposituras do mandato de Lucas Aribé, a campanha resultou numa Carta Apelo que será encaminhada ao prefeito Edvaldo Nogueira reiterando a necessidade de elaboração de uma política municipal de recuperação das calçadas e passeios públicos. “Precisamos de um trabalho efetivo visando solucionar essa problemática, começando pela definição do padrão normativo a ser seguido e, posteriormente, produzindo conteúdos informativos para orientar a população quanto à execução dos serviços, visando eliminar todas as barreiras que impedem o direito de ir e vir dos pedestres”, diz Lucas no documento.

Engajamento

Pares de Lucas Aribé valorizaram a campanha das calçadas. A vereadora Emília Corrêa salientou que a pauta deveria nortear mais discussões no âmbito do Poder Público. “É preciso união dos vereadores para questões como essa que afetam a todos. Parabéns pelo seu comprometimento, Lucas. O interesse coletivo deve ser priorizado”, disse.

Américo de Deus corroborou o entendimento da parlamentar e acrescentou que a campanha estabeleceu um importante diálogo com os aracajuanos. “Com as visitas aos bairros foi possível ouvir a comunidade para saber em quais aspectos o Poder Público está falhando e como pode melhorar os seus serviços”, pontuou.

Já o vereador Cabo Didi, que recebeu a caravana da acessibilidade em seu bairro, atestou o impacto da campanha junto aos moradores locais. “Não só a garotada, mas todos entenderam o recado. Pode sempre contar com a gente para ações de cidadania como essa, Lucas”, afirmou em seu aparte.