Árbitro Cláudio Francisco é o novo Cidadão Aracajuano

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa — publicado 26/04/2018 08h15, última modificação 26/04/2018 14h49
Árbitro Cláudio Francisco é o novo Cidadão Aracajuano

Foto: China Tom

O Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ficou pequeno para o tamanho do carinho dos amigos, familiares e admiradores do árbitro Claudio Francisco Lima e Silva, que recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 25, o Título Cidadão Aracajuano. A propositura foi de autoria do vereador Elber Batalha Filho (PSB), que destacou como justa a homenagem ao profissional que representa com brilhantismo o nome de Aracaju e de Sergipe no quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

"Essa honraria é destinada àquelas pessoas que escolheram Aracaju para dar o seu melhor, por paixão e por determinação. São pessoas que fazem a diferença. E Cláudio Francisco é assim! Ele representa o nosso esporte e é um dos grandes nomes da arbitragem do Nordeste e do Brasil. Esse título é mais que merecido a essa figura fantástica cujo coração é muito maior que o seu próprio tamanho”, afirmou o parlamentar.

Cláudio Francisco é uma das grandes revelações no esporte nacional, sendo eleito por oito vezes consecutivas como o melhor do Campeonato Sergipano. Ao longo da carreira, sua atuação é alvo de muitos elogios de renomados comentaristas esportivos e diversas gerações que amam e acompanham o futebol. Natural de Salvador, Bahia, mudou-se aos quatro anos de idade para Aracaju com seus pais Glícia Maria Lima e Silva e Antônio Marcos Lima e Silva. O tempo passou e seu empenho e profissionalismo foram ganhando destaque onde estava presente, sempre colocando o esporte em primeiro lugar. 

Foi na quadra do Colégio Graccho (onde estudou durante toda a infância e adolescência) que despertou em Cláudio o amor pelo esporte. Assíduo das aulas de basquete, tornou-se campeão por vários anos consecutivos dos Jogos Escolares, sendo que já integrou a Seleção Sergipana de Basquete, onde representou Sergipe nos Jogos da Juventude, em Curitiba.

Ingressou no curso de Educação Física na Universidade Federal de Sergipe em 1998. Seus conhecimentos técnicos não foram guardou apenas para si e decidiu contribuir na formação de novos atletas. Foi professor de basquete nos Colégios Coesi e Master, onde foi, também, coordenador de Educação Física. “O esporte forma cidadãos e homens dignos. Educação e esporte caminham juntos. Fico feliz em ter saber que ajudei na formação de tantos jovens que encontraram o caminho do esporte para fortalecer seus ideais”, comemora o novo cidadão aracajuano. 

Em 2003 fez o curso de Árbitro da Federação Sergipana de Futebol, onde começou a atuar em jogos amadores. Imediatamente, foi apitar partidas profissionais pelo Campeonato Sergipano. E nunca mais parou. Em 2006 recebeu seu 1º troféu como ‘Árbitro Revelação’ no Campeonato Sergipano e, em 2007, além de receber seu 2º troféu como "Melhor Árbitro" entrou para os quadros da CBF, apitando inicialmente jogos das séries C e D. Em 2008 passou a apitar jogos da série B, sempre levando o nome de Sergipe para todo o país. Em 2012, Claudio apitou seu primeiro jogo da série A, elevando-o como árbitro de elite do futebol nacional.

Os amantes de futebol, dos mais diversos clubes, acompanham semanalmente o desempenho de Claudio Francisco nas coberturas televisivas de consagrados canais de esporte, motivo de reafirmação e do compromisso do árbitro atleta em seguir o trabalho com ética, sempre levantando o nome de Sergipe. “Agradeço a Deus por permitir que eu siga a vida com dedicação. Amo Aracaju e sou muito grato por tudo que fez por mim. A cada jogo que participo, sinto que tem um sergipano torcendo para que eu faça o melhor. As pessoas não torcem apenas pelo clube, torcem pela representação do nosso estado. É grande o retorno que tenho do meu trabalho. As pessoas nas ruas reconhecem, opinam, abraçam e até me orientam. Esse carinho não tem preço”, disse Claudjão, como é chamado pelos seus amigos e fãs. 

O novo aracajuano já participou de vários jogos da Copa do Nordeste, apitando a partida final de 2014, como também da Copa do Brasil. Em 2016 foi o árbitro que mais apitou partidas da Série B no país. Atualmente, é o principal nome da arbitragem em Sergipe e do Nordeste, sendo referência nos quadros do Brasil, somando mais de 200 jogos pela CBF. Sem dúvida, uma grande promessa para os quadros da FIFA em 2018, onde já foi aspirante em 2012 e só não entrou em 2018 porque não houve alteração por parte da CBF.

Hoje, aos 38 anos, é casado com a jornalista Luciana Gonçalves e vem dando muito orgulho à terra que o adotou. “Todo esforço e a dedicação de Claudio em fazer o melhor nos dá muito orgulho e emoção. Esse título é um merecimento de toda sua trajetória. Sentimos a ausência por muitas viagens a trabalho. Mas compreendemos e apoiamos porque sabemos que todo esforço é fruto do amor que ele tem por Sergipe, pelo esporte e pelas pessoas que amam o futebol”, comemora a esposa.

Cláudio Francisco tem outro amor que vai além dos gramados e da família: a gastronomia. Ele se destaca e surpreende como chef de cozinha, paixão que se tornou a sua segunda profissão. Em parceria com sua esposa, possui uma pequena empresa de hambúrguer gourmet congelados e feijoada em domicílio. 

Glícia Lima, mãe de Cláudio, festejou com emoção a nova cidadania do filho. "Humildade é uma palavra que faz parte da vida de Cláudio. Ele é sempre um eterno aprendiz. Tudo que ele faz é com amor. Já passou por muitos desafios, mas vence todos os obstáculos com garra e responsabilidade. Ele segue o caminho da competência e da imparcialidade para traçar seus projetos", comemorou. 

Os amigos de Cláudio Francisco prestigiaram a solenidade. Para o empresário Henrique Azevedo, o título de cidadão aracajuano destinado representa o reconhecimento de toda uma trajetória vitoriosa do árbitro. "Um grande homem, com caráter e dignidade irretocáveis. Esse merecido título faz jus a esse estimado aracajuano e sergipano de coração", enalteceu. 

A solenidade contou com a presença do secretário Municipal de Esportes, Jorge Araújo Filho (representando o prefeito Edvaldo Nogueira), os vereadores Professor Bittencourt (PCdoB), Américo de Deus (Rede), Emilia Corrêia (Patriota), Lucas Aribé (PSB) e Juvêncio Oliveira (DEM).

"Cláudio Francisco representa com brilhantismo o esporte sergipano. Ele é uma referência da nova geração de arbitragem e, sem dúvida, vai fazer história nos grandes quadros esportivos pelo mundo. Esse Título é super merecido", destacou Bittencourt.