Projeto de Seu Marcos sobre meia-passagem aos domingos é mantido

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/05/2018 15h55, última modificação 08/05/2018 16h35
Projeto de Seu Marcos sobre meia-passagem aos domingos é mantido

Foto: Gilton Rosas

Os vereadores de Aracaju derrubaram nesta terça-feira, 8, o veto do prefeito Edvaldo Nogueira ao Projeto de Lei (PL) que reduz pela metade a tarifa do transporte coletivo aos domingos na capital. A iniciativa é do vereador Seu Marcos (PHS) que conseguiu também a implantação da ampliação da gratuidade para os idosos de 60 anos no ônibus coletivos. 

O projeto da meia-passagem tem como objetivo contribuir no desenvolvimento da mobilidade urbana, na valorização das atividades relacionadas ao turismo, além da promoção da cidadania. “A expectativa é que os trabalhadores, principalmente os mais carentes, que usam o transporte coletivo, tenham as mesmas oportunidades de lazer. Que a redução movimente a economia e o turismo em nossa cidade”, justificou o vereador. 

Foram 14 votos a favor da meia tarifa aos domingos e contra o veto. Foram favoráveis a rredução: Anderson (PRTB), Isac Silveira (PCdoB), Emília Corrêa (Patriota), Palhaço Soneca (PPS), Fábio Meireles (PPS), Kitty Lima (Rede) , Américo de Deus (Rede), Lucas Aribé (PSB), Welber Batalha (PSB), Iran Barbosa (PT), Manoel Marcos (PSDB), Cabo Amintas (PTB), Bigode de Santa Maria (MDB). 

“Nenhum vereador se manifestou contrário a iniciativa e nem se absteve da votação. Quero agradecer aos meus colegas que entenderam a importância do projeto e que são contra o sistema oferecido ao povo aracajuano. Embora seja apenas aos domingos, estamos dando a oportunidade daqueles pais de família, em especial os mais carentes, a levarem seus filhos para passear e movimentar os pontos turísticos da nossa cidade. É uma vitória do povo", declarou. 

Quando a lei passa a valer? 

O desconto de 50% no custo da tarifa aos domingos passa a valer após divulgação em Diário Oficial. Depois da publicação da lei, qualquer usuário de transporte coletivo poderá usar o benefício aos domingos. 

Vale ressaltar que a nova legislação não restringe o número de viagens por passageiros e nem o uso apenas de cidadãos aracajuanos.