Aracaju recebe primeiro brinquedo adaptado na Praça Alameda das Árvores

por Maíra Andrade, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/12/2018 11h30, última modificação 10/12/2018 11h30
Aracaju recebe primeiro brinquedo adaptado na Praça Alameda das Árvores

Foto: Assessoria do parlamentar

Encontra-se apto para uso, o primeiro brinquedo adaptado para crianças com mobilidade reduzida da cidade de Aracaju. Inaugurado na tarde do último sábado, 08, o equipamento obedece aos padrões da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e oferece mais lazer e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais de locomoção.

A aquisição de brinquedo foi viabilizada pelo vereador Thiaguinho Batalha (PMB) com patrocínio da Construtora Celi, que além de ceder o espaço da praça adotada, viabilizou parte dos custos do brinquedo. Estiveram presentes na solenidade, o Secretário Municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araújo Filho, e o Prefeito de Campo do Brito, Marcell Moade Souza.

Com o sentimento de dever cumprido e a vontade de dar prosseguimento ao projeto em outras praças da capital, Thiaguinho Batalha relembrou o dia em que criou novas alterações na Lei Municipal nº 2.476/96, dando fim as brechas que prejudicavam sua aplicação. “Estou muito feliz por tirar este sonho do papel e executá-lo na primeira praça. Luto diariamente pelos meus projetos, pois entendo que para se fazer uma boa política social, é necessário ouvir as demandas da população e colocá-las em prática, independente dos recursos públicos”, disse.

Conhecido por trabalhar a inclusão social através da prática do bodyboarding para pessoas com deficiência em Aracaju, o Projeto Estrelas do Mar participou da inauguração através da presença de seus coordenadores e crianças participantes do grupo, mais conhecidas como “estrelinhas”. “A gente fica feliz em ver que um legislador municipal se preocupa com essa pauta e vai atrás da parceria da iniciativa privadas para concluí-la em tempo hábil. A partir de hoje, várias crianças portadoras de deficiências serão beneficiadas com este brinquedo”, afirmou o idealizador do Estrelas do Mar, Byron Silva.

Aracy Santos é mãe de uma criança portadora de deficiência que faz uso constante de cadeira de rodas. Ela ressaltou a importância de ter novos equipamentos acessíveis pela cidade e parabenizou a iniciativa. “Quando soube dessa instalação do brinquedo na praça, não pensei duas vezes e trouxe a minha filha para participar desse momento histórico da cidade. É um equipamento que diverte a criança e os pais, pois ainda fazemos exercícios ao balançá-los”, concluiu.

Novos brinquedos

A iniciativa do vereador Thiaguinho repercutiu positivamente em várias áreas. Políticos de outras cidades como Salvador, por meio do vereador Duda Sanches, se mostraram interessadas em viabilizar o projeto na capital baiana. “Ficamos ainda mais felizes em ver que essa semente de inclusão que estamos plantando pode gerar muito mais frutos por todo o país. Isso é extremamente gratificante”, lembrou Thiaguinho.

Segundo o vereador é inaugurar nos próximos meses outros exemplares do brinquedo em outros locais de Aracaju. “Estamos em busca de outros parceiros e já temos a perspectiva de instalar um brinquedo na zona norte, no Bairro Industrial, e outro na região da Farolândia. Assim ainda mais crianças do nosso município serão beneficiadas por esse projeto”, finalizou.