Aprovado PL de Emília Corrêa que institui a Semana de Conscientização da Leishmaniose

por Andrea Lima, Assessora de Imprensa da parlamentar — publicado 11/06/2019 15h20, última modificação 12/06/2019 08h52
Aprovado PL de Emília Corrêa que institui a Semana de Conscientização da Leishmaniose

Foto: César de Oliveira

Durante a Sessão da Câmara de Vereadores foi aprovado, em Redação Final, o Projeto de Lei nº 222/2018 que institui a Semana de Conscientização e Controle da Leishmaniose no calendário oficial do município de Aracaju. A propositura é de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota). 

Considerada um grande problema de saúde pública, a leishmaniose visceral ou calazar é uma zoonose, que se dá através da picada de um inseto conhecido popularmente como mosquito palha e que tem caráter crônico e sistêmico em caninos e potencialmente fatal para humanos caso não seja tratada. 

De acordo com Emília Corrêa, o PL é de suma importância, pois apesar de ser umas parasitárias que mais mata no mundo, muita gente desconhece a gravidade. “É uma doença de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano, e se não for tratada, chega a ser fatal. No caso dos animais, muitos deles são sacrificados. Por isso o PL é tão importante. As pessoas precisam saber mais sobre essa doença para que possam exigir, e saber como controlar, sem ser necessário chegar ao extremo e ter que sacrificar o animal. É uma questão de Saúde Pública”, explicou a parlamentar.
O projeto de lei ainda depende da sanção do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).