Após várias denúncias do vereador Isac cirurgias cardíacas voltam a ser realizadas em Sergipe

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/08/2018 09h56, última modificação 31/08/2018 09h56

Foto: Gilton Rosas

Foram muitos os discursos do vereador Isac Silveira (PcdoB), com relação ao descaso as pessoas que precisam de um cirurgia cardíaca no estado. Em sua última fala na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador convocou familiares que perderam seus entes no Hospital de Urgências de Sergipe, por problemas cardiovasculares. De acordo com o vereador a Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde estuda a possibilidade de uma ação coletiva de indenização ás famílias que perderam parentes por negligência do Hospital de Cirurgia, em não ter realizado procedimentos cardiovasculares que levaram muitos ao óbito.

“A nossa ideia é fazer uma movimentação coletiva com os sergipanos para o enfrentamento. Claro que todas as informações estarão em nosso relatório da CPI da saúde, mas queremos fazer esse manifesto antecipado. Com isso ganhamos força, e vamos ao Ministério Público Federal para que consigamos fazer com que o estado assuma todas as perdas, no período entre 2012 e 2017. Eu como vereador, e principalmente como cidadão, espero que, com todas essas ações, aqueles que estavam na direção do Hospital de Cirurgia paguem e prestem conta, inclusive no campo criminal, já que muitas pessoas morreram”, disse Isac.

Outro ponto colocado pelo vereador foi que a UTI cardiológica estava fechada há mais de dois meses, ou seja, nenhuma cirurgia de alta complexidade estava sendo realizada. “É muita cara de pau passar uma informação desta como se fosse normal. Fechar a UTI para reformar. Enquanto está fechada, as pessoas estão morrendo nas filas de hospitais porque não há contrato com outra instituição. Agora eu pergunto: até quando as autoridades continuarão assistindo as pessoas no corredor da morte sem fazer nada?”, questionou Isac. O parlamentar também expos aos parlamentares assuntos e dados discutidos durante sessões da CPI da Saúde como, por exemplo, o depoimento do ex gestor do Hospital de Cirurgia que informou que os quantitativos de procedimentos diminuíram um terço, ao longo dos anos. “É um contrassenso imaginar que a população aumentou e as cirurgias e procedimentos hospitalares diminuíram. Ou seja, essa é uma equação da morte. É como se as autoridades estivessem falando: você vai adoecer e eu preciso que você morra porque não posso gastar dinheiro com você. Remédios são paliativos para a morte, não para a vida. Afinal, quem precisa de um cateterismo não precisa de medicamento. As veias do coração não são obstruídas com medicamentos, só com cateterismo. Agora veja se eu com tudo isso vou pegar leve no meu relatório da CPI? Não. É dever moral, de ofício apontar todos esses danos”, firmou Isac.

O vereador disse também que já solicitou aos administradores do Huse um relatório das pessoas que morreram por problemas cardíacos, e caso não seja entregue que seja ajuizada uma ação. Isac ainda reforçou o convite para que na próxima segunda-feira, dia 3 de setembro, a partir das 14 horas, familiares que perderam entes queridos compareçam á Câmara Municipal de Aracaju.

Por fim, Isac anunciou e comemorou a retomada dos serviços de cirurgias cardíacas no Hospital de Cirurgia. “Mais de 300 pessoas estão na fila aguardando o procedimento. O nosso povo não pode continuar sofrendo e morrendo a espera de cirurgia de cardíaca. Quero parabenizar o governador Belivaldo Chagas que acertadamente indicou a nova diretora financeira, Márcia Guimarães. Estamos na torcida por dias melhores, e iremos cobrar ainda mais a participação do governo. Parabéns também a todos que trabalham na CPI da Saúde que contribuiu e muito para esse aspecto positivo”.