Ângela Melo prestigia cerimônia de concessão de título de Doutora Honoris Causa à professora e ex-deputada Ana Lúcia
A vereadora Professora Ângela Melo (PT) prestigiou, na última sexta-feira, a cerimônia da concessão do título de Doutora Honoris Causa pelo Conselho Superior da Universidade Federal de Sergipe à professora e ex-deputada Ana Lúcia Vieira Menezes.
Ângela lembrou que a concessão do título a Ana Lúcia representa um justo reconhecimento à importância e compromisso histórico da homenageada com as causas populares, afirmação dos direitos humanos e atuação na luta em defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores, causas a que se dedicou a vida inteira e com marcante participação como sindicalista e parlamentar. Ela também enfatizou a sua especial alegria de tê-la como companheira de longa trajetória com quem compartilha militância política, sonhos e conquistas.
“Este é um dia muito especial. Um dia de merecido reconhecimento a esta grande companheira de vida e de sonhos que é uma das minhas maiores referências na política e na militância em defesa de uma educação pública e na luta por direitos que sempre pautou toda sua aguerrida trajetória. É uma alegria e uma honra compartilhar este momento”, celebrou Ângela, que foi citada pela homenageada ao lembrar, durante a cerimônia, a trajetória de lutas de ambas. “Faço uma saudação a minha companheira, vereadora guerreira Ângela Melo, que desde 1980 está comigo nesta luta”, enfatizou Ana Lúcia.
A professora e ex-deputada estadual teve o seu nome aprovado por unanimidade pelo Conselho Superior da Universidade Federal de Sergipe no dia 28 de fevereiro para a concessão do título de Doutora Honoris Causa, o mais importante concedido por universidades públicas no Brasil, atribuído a pessoas que tenham uma atuação significativa em diferentes áreas do conhecimento e da vida pública.
Ana Lúcia é professora aposentada da rede estadual de Sergipe em que atuou por mais de 35 anos. Foi uma das fundadoras do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Básica Oficial do Estado de Sergipe (SINTESE) e da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE). Ana Lúcia presidiu as duas entidades, contribuindo na afirmação do sindicalismo combativo em Sergipe.
Em 2002, foi eleita deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores, reeleita em 2006, 2010 e 2014. Entre 2007 e 2009, atendendo ao chamado de seu partido e do então Governador Marcelo Déda, ocupou a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social. Foi ainda Secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Aracaju, entre 2000 e 2002 e Secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, entre 2007 e 2009, no Governo de Sergipe.