Anderson de Tuca solicita à PMA vacinação em domicílio de idosos e vulneráveis

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/03/2020 15h19, última modificação 26/03/2020 15h19
Anderson de Tuca solicita à PMA vacinação em domicílio de idosos e vulneráveis

Foto: Sérgio Silva (PMA)

Diante do surto de Covid-19 que assola o país e das medidas preventivas de isolamento domiciliar, o vereador Anderson de Tuca (PRTB) solicitou à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, uma estratégia voltada para a vacinação domiciliar, principalmente para idosos e as pessoas que compõem o grupo de risco para o novo coronavírus.

A primeira fase da vacinação visa imunizar pessoas maiores de 60 anos, até 16 de abril e ocorre nos postos de saúde da capital, sendo necessário o deslocamento deste público até as unidades para assim, receber a dose da vacina.

Preocupado com uma possível aglomeração de idosos e a transmissão comunitária do Covid-19, Anderson de Tuca solicitou à Secretaria Municipal de Saúde, uma nova frente de ação voltada à imunização, para evitar o contágio comunitário pelo novo coronavírus (Covid-19).

“Sugeri para a secretaria do órgão, Waneska Barboza, a possibilidade de análise e criação de um programa de vacinação para idosos em domicílio. Ainda que uma parte desta faixa etária já esteja vacinada até agora, existe outra que necessita receber a dose. Muitos idosos encontram-se em suas residências cumprindo quarentena ou imunossuprimidos. Como irão se locomover até os postos, arriscando ainda mais a sua vulnerabilidade?”, frisa o parlamentar.

Anderson de Tuca ainda elencou a possibilidade ser feito um levantamento de idosos e vulneráveis nas principais regiões do município, para que a PMA possa estabelecer um calendário com datas específicas de vacinação para os públicos.

“Seria uma medida muito eficaz para evitar o contágio dos mais vulneráveis com o novo coronavírus, sem contar que evitaria aglomeração nas unidades de saúde e também ajudaria a Prefeitura na otimização de custos”, elucida o vereador.