Anderson de Tuca ressalta importância da prevenção do câncer de mama

por Camila Sousa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/10/2017 11h55, última modificação 04/10/2017 14h58
Anderson de Tuca ressalta importância da prevenção do câncer de mama

Gilton Rosas

Conhecido por “Outubro Rosa”, o décimo mês do ano é dedicado à prevenção ao câncer de mama em todo o mundo. Para conscientizar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde e fazer o autoexame, o vereador Anderson de Tuca (PRTB) abordou o assunto na Tribuna do Legislativo Municipal, nesta quarta-feira, 4.

Segundo o parlamentar, apesar de curável, o câncer de mama é o mais comum em mulheres e o que mais mata no país. “Felizmente, é um tipo de tumor curável, na maioria das vezes. Mas é, também, o que mais causa morte entre as mulheres. Por isso, o autoexame é essencial. Principalmente, entre as mulheres de 40 e 69 anos. Já que se detectado precocemente têm grandes chances de cura”, pontuou. 

Ainda de acordo o parlamentar, existe uma deficiência no diagnóstico do câncer de mama no Sistema Único  de Saúde (SUS). “A situação é ainda mais complicada para as mulheres que dependem do SUS. Geralmente, a pessoa é encaminhada para um mastologista e, com a demora, não descobre a doença no período adequado. Essa demora, obviamente, contribui para o avanço do câncer caso seja confirmado. Muitas optam em fazer uma consulta particular mesmo sem ter condições”, explicou. 

Redutor de Velocidade 

Na oportunidade, Anderson de Tuca também criticou a demora na resolução dos problemas encaminhados à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). “Há quatro meses solicitei um redutor de velocidade para a Rua Sergipe, no bairro Siqueira Campos, e até o momento não obtive nenhuma resposta. A população, inclusive, já questionou o motivo de tanta morosidade e nem sem mais o que dizer. É um descaso absurdo esse da SMTT com os parlamentares”, concluiu.