Anderson de Tuca realiza live para esclarecer dúvidas sobre Auxílio Emergencial do Governo Federal

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/04/2020 15h55, última modificação 13/04/2020 15h55

Foto: Assessoria de Imprensa

Na noite do dia 8 de abril, o vereador Anderson de Tuca (PTB) utilizou do seu perfil no Instagram para abordar dúvidas referentes ao Auxílio Emergencial, concedido pelo Governo Federal aos cidadãos em situação de fragilidade financeira. Os questionamentos foram enviados pelos seguidores do parlamentar, por meio de seus canais de comunicação na Internet.

Uma das dúvidas recorrentes dos participantes da transmissão foi de como era o processo de cadastramento de pessoas que não faziam parte do Cadastro Único (CadÚnico), mas que se encontravam desempregadas e precisavam do auxílio.

Ao vivo, Anderson explicou que havia duas maneiras para estes cidadãos efetuarem seu cadastro: via site da Caixa Econômica Federal no endereço https://auxilio.caixa.gov.br/ ou por meio do aplicativo criado para celulares, voltado à finalidade de realizar a adesão via Smartphone. O app pode ser encontrado nas versões Android e IOS com o nome de “CAIXA | Auxílio Emergencial”.

Outra dúvida pertinente ao tema foi referente a quem poderia se cadastrar para obter o benefício. O vereador Anderson de Tuca elucidou que trabalhadores informais, contribuintes do INSS, desempregados, microempreendedores e pessoas que já recebem o auxílio Bolsa Família - cadastradas no CadÚnico, são passíveis de receber o auxílio. Porém, em todos os casos, haverá uma averiguação de renda.

“A renda mínima deve ser de até meio salário mínimo (R$ 522,50), por pessoa, ou renda mensal de até R$ 3.135 por família. É válido lembrar que o Bolsa Família não é levado em consideração na soma total desta renda”, elucidou o vereador durante a Live.