Anderson de Tuca realiza corrente solidária para doação de sangue no Hemose

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/06/2020 14h57, última modificação 09/06/2020 14h57
Anderson de Tuca realiza corrente solidária para doação de sangue no Hemose

Foto: Assessoria de Imprensa

Na manhã desta terça-feira, o vereador Anderson de Tuca (PDT) compareceu ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) com o primeiro grupo organizado de voluntários da corrente “Amigos do Tuca”, visando a realização da doação de sangue e também a conscientização perante o “Junho Vermelho” – mês validado pelo município como período de estímulo e conscientização à prática da doação de sangue, por meio da sanção do PL nº150/2019 como lei, de autoria do próprio parlamentar.

A assessora de comunicação e gerenciadora do Hemose, Rosângela Cruz, parabenizou a iniciativa e acredita que o ato encoraja pessoas, reforçando o exercício da cidadania. Quanto ao atendimento prestado pelo Hemocentro, a Rosângela desmistifica o ato de doar com o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) pois, tanto funcionários como pacientes seguem os protocolos de paramentação impostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em combate ao vírus. Os doadores passam por triagens e entrevistas clínicas antes de realizarem a coleta – sendo orientados a não realizar o procedimento em casos de suspeita.

“Hoje estamos recebendo a corrente de amigos do vereador Anderson de Tuca, mais uma campanha que chega para agregar o serviço do Hemose e reforçar o ato cidadão de doar sangue. Além disso, o projeto é de grande valia para divulgar nossas ações bem como, colabora com os estoques de sangue do Hemocentro. Precisamos de ajuda dos cidadãos sergipanos e é importante que eles saibam que, mesmo em período de pandemia, estamos recebendo doadores, com toda a paramentação e atendimento necessário para evitar o contágio ao Covid-19. Quem puder doar, é só ligar para buscar informações e agendar a doação. Parabenizamos o vereador por este apoio, pois admiramos atitudes como esta – não só da corrente dos ”Amigos do Tuca”, mas como a todas as pessoas que puderem prestar este belo ato de solidariedade”, frisou Rosângela.

Daniela Ferreira, 30 anos, foi uma das doadoras de sangue que compareceu ao Hemose por meio da corrente dos “Amigos do Tuca”. Daniela conta que esta é a sua primeira vez como doadora e agora faz parte dos 30% de mulheres que doam ao Hemose, porcentagem que demonstra a importância de mais mulheres envolverem-se com a causa.

“Me sinto contemplada em participar da corrente de doação, pois, além de ser uma bela ação de ajudar o próximo, doamos sem saber para quem. Isso estabelece um gesto de amor e generosidade. Doar aquilo que move sua vida e poder ajudar outras pessoas nos faz melhor enquanto seres humanos. Assim, podemos entender o propósito do ato, como pude entender a partir de hoje”, contou Daniela.

O vereador Anderson de Tuca deixou uma cópia da Lei Municipal que institui o “Junho Vemelho” no Hemose, para reforçar o comprometimento da capital com o incentivo à prática da doação de sangue. O documento foi entregue em mãos para a gerenciadora do órgão e reforçou a aliança que o parlamentar tem com o Hemocentro.

Como compromisso, todos os anos promovo campanhas de incentivo e trago a corrente dos “Amigos do Tuca” para colaborar com este projeto tão nobre. Sabemos que diante de uma demanda grande, os estoques de sangue ficam escassos no Hemocentro. Então, enquanto vereador de Aracaju, carrego comigo esta missão de sempre enfatizar a doação de sangue como uma prioridade que devemos ter enquanto cidadãos aracajuanos”, frisou o parlamentar.

Quem pode doar no Hemose?

Segundo o Hemose, as pessoas aptas para doação de sangue devem ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50kg e portar documento oficial com foto. As pessoas que estão restritas para o ato são:

- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;

- Grávidas ou mulheres que estejam amamentando;

- Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, Hepatite, Sifilis e doença de Chagas;

- Usuários de drogas;

- Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing em locais não controlados pela Vigilância Sanitária nos últimos 10 meses;

- Aqueles que se relacionaram sexualmente com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, nos últimos 12 meses.

Horários de atendimento e contato

Segunda a sexta: 7:30h às 17h
Ambulatório: 7:00h às 17h