Anderson de Tuca realiza campanha para incentivar doação de sangue

por Camila Sousa, Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 07/11/2018 15h45, última modificação 07/11/2018 20h07
Anderson de Tuca realiza campanha para incentivar doação de sangue

Foto: César de Oliveira

Para enfatizar a importância do Dia Nacional do Doador Voluntário, comemorado no próximo dia 25, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), ocupou a Tribuna do Legislativo Municipal para destacar campanha “Corrente do bem amigos do Tuca”. A proposta da ação é estimular a população a doar sangue e abastecer o estoque do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).

De acordo com o parlamentar, é importante que as pessoas se conscientizem que a doação precisa ser feita além de campanhas. “Para garantir que os estoques sejam mantidos em níveis seguros, as pessoas deveriam ter esse ato como hábito. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. É um gesto simples e seguro, que não acarreta nenhum problema para o doador. O processo todo leva menos de uma hora, sendo que o coleta dura cerca de apenas cinco minutos e ainda sai com um sentimento de gratidão por ter a oportunidade de mudar a vida de alguém. Não espere algum parente ou amigo necessitar para ajudar ao próximo”, declarou.

Ainda segundo Anderson de Tuca, outras campanhas solidárias serão realizadas no decorrer do mandato. “Estou vereador, mas antes disso, sou cidadão e procuro fazer o meu papel. Essa é a primeira campanha nesse sentido de doação de sangue que vamos realizar, mas já estamos programando outros eventos com essa finalidade solidária”, explicou.

Requisitos básicos para doação de sangue:

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos

» Pesar no mínimo 50kg

» Quem tem Tatuagem / maquiagem definitiva só poderá doar após 12 meses

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

A ação vai ser realizada dia 19, às 9h, no Hemose, que fica situado na Avenida Tancredo Neves, s/n, bairro Capucho.