Anderson de Tuca faz live sobre doação de sangue

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/11/2019 09h01, última modificação 25/11/2019 09h01
Anderson de Tuca faz live sobre doação de sangue

Foto: Assessoria do parlamentar

Prestes a realizar mais uma edição da “Corrente dos Amigos de Tuca”, na próxima segunda-feira, 25, o vereador Anderson de Tuca realizou uma live em seu gabinete na tarde de quinta-feira, junto com a Gerente de Coleta do Hemose, Florita Aquino, para esclarecer aos seus seguidores possíveis dúvidas sobre doação de sangue.

Anderson de Tuca realiza duas vezes por ano a campanha que tem o intuito de incentivar a população Aracajuana a doar sangue. “Eu tinha um grande receio antes, e uma vez fui visitar um amigo no hospital e ele me fez o pedido para que eu doasse sangue para ele, quando eu o vi precisando daquilo, juntei alguns amigos e fui fazer a doação, infelizmente ele veio a falecer, mas eu permaneci com esse projeto, já que uma doação de sangue pode salvar diversas vidas”, conta Anderson.

Durante a live, a gerente de Coleta, Florita Aquino, tirou algumas duvidas sobre a doação de sangue. “Todas as pessoas que possuam boas condições de saúde e que tenham entre 16 anos até 69 anos de idade, mais de cinquenta quilos e queira ajudar ao próximo e salvar várias vidas. O homem pode doar quatro vezes ao ano, já a mulher, três vezes”, conta.

Anderson leu alguns comentários dos seus seguidores, como, a relação entre a doação de sangue e tatuagem ou bebida. “No caso da tatuagem, é necessário esperar 12 meses para poder realizar a doação. No caso de bebida alcoólica, são doze horas, mas lembrando que é necessário ter uma boa noite de sono antes da doação”, explica Florita.

A gerente de Coleta do Hemose, Florita Aquino, comenta que campanhas como a do vereador são bem vindas no Hemose, que precisa manter seu estoque de sangue abastecido. “Nos precisamos constantemente de uma quantidade que abasteça o estoque de segurança, é o sangue com RH negativo, principalmente o O negativo que é o doador universal, no caso de emergência, de crianças prematuras, é o único que podemos usar”, destaca.

Ao final da live o parlamentar aproveitou para convidar toda população para a “Corrente dos Amigos de Tuca”. “Segunda, dia 25, dia nacional do doador de sangue, estarei junto com meus amigos em uma caravana de solidariedade. Vamos ajudar o próximo, a partir das 8 horas no Hemose”, conta.