Anderson de Tuca faz balanço do primeiro semestre de legislatura
Com intuito de prestar contas do seu mandato à população, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), fez uma retrospectiva dos seis primeiros meses de trabalho na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), seu desempenho da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a qual preside, avanços e dificuldades enfrentadas.
Ao todo, neste período, o mandato do vereador encaminhou ao Poder Executivo, 51 Indicações, quatro Projetos de Lei (PL), e 71 pareceres foram concedidos na CCJ, sendo assim, um dos parlamentares mais atuantes no Legislativo Municipal.
Para o vereador, a comunidade, acima de tudo, quer um mandato transparente e voltado para as pessoas. E essa é a plataforma do seu trabalho. Além de defender os interesses do povo, é essencial divulgar cada ação desenvolvida no legislativo. “Faço questão de avaliar e ver sempre onde podemos melhorar. Isso, de certa forma, é uma maneira de retribuir os milhares de eleitores que mais uma vez depositaram a confiança em meu trabalho. Ao longo do primeiro semestre, realizamos inúmeras benfeitorias para a população, mas ainda tem muito para ser feito”, ressaltou.
De acordo com o Anderson de Tuca, os seis primeiros meses foram de muito trabalho e bastante proveitoso. “Iniciamos o ano com o pé direito com mais uma edição de sucesso do Bloco Saudoso Tuca. Através dos alimentos não perecíveis doados pelos foliões, batemos recorde e arrecadamos sete toneladas de alimentos que, posteriormente, foram utilizados na montagem de cestas básicas e distribuídos em comunidades carentes da capital levando a alegria para muitas famílias. Afinal, o trabalho parlamentar não se resume apenas em fiscalizar a forma como os recursos estão sendo aplicados em nosso município, e o cumprimento dos contratos públicos. Estou vereador para fazer a diferença”, afirmou.
Um dos projetos de destaque, registrado sob o número 223/2015, de autoria do vereador, assegura o desembarque de passageiros durante o fim da noite e madrugada nos dias úteis, feriados e finais de semana, em qualquer lugar do trajeto. O PL já foi amplamente discutido na Casa e aguarda o parecer técnico da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para ser votado. “O objetivo é garantir a segurança de quem utiliza diariamente esse transporte como meio de locomoção. Acredito que o fato do passageiro ter a liberdade de escolher o local mais iluminado para desembarcar, por exemplo, mesmo que não haja parada regulamentada, minimize a ação dos criminosos. Principalmente, se tratando de idosos e mulheres, que trabalham à noite e dependem de ônibus. Isso deve acontecer sem alterar o itinerário da linha”, explicou.
O parlamentar, que também exerce a função de Líder da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da CMA, salientou a importância do conselho e do trabalho desenvolvido à frente da equipe. “O político tem papel fundamental em fazer discussões de interesse público, e a função da Comissão é justamente identificar, na fase de instrução, se o projeto de lei atende, quanto ao seu conteúdo e quanto a sua forma, os requisitos constitucionais para a sua tramitação. Somente após essa avaliação, o projeto de lei poderá seguir ou não para as demais comissões da Casa. Ou seja, a Comissão apura as condições constitucionais para a sua tramitação. É uma análise que realizamos de forma técnica e em conjunto. Somente neste semestre, foram mais de 70 análises”, declarou.
Por fim, o vereador reforçou, ainda, que vai continuar trabalhando em benefício dos aracajuanos. “Estarei sempre à disposição do povo para ouvir os principais anseios das comunidades e buscar soluções. Até o último dia do meu mandato, vou cuidar incansavelmente dos interesses da população aracajuana. Esse é o meu principal papel ”, concluiu.