Anderson de Tuca fala sobre a inclusão de Aracaju no consórcio de compra de Vacina contra a covid-19

por Letícia Mendonça, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 15h09

Na última quarta-feira, 10, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovaram a participação do município no Consórcio Público Nacional para aquisição de vacinas contra a covid-19. O vereador Anderson de Tuca (PDT) deixou claro que é um protocolo de intenção de compra de novas vacinas.

“O Plano Nacional de Vacina não está sendo cumprido. Esse consórcio não vai solicitar uma vacina já existente, por exemplo, ele não vai comprar nem coronavac nem astrazeneca, que são as duas únicas que nós temos. É nítido que houve uma lentidão por parte do Governo Federal”, expõe.

O consórcio é um meio de somar esforços ao Governo Federal para buscar, pelo mundo, novos imunizantes para agilizar a vacinação no país.

Neste sábado, 13, o Governo Federal se reuniu com os governadores do nordeste e ficou acertado que cada estado assinará o contrato individualmente para a compra das doses da vacina Sputnik V, da Rússia. O pagamento da compra das 37 milhões de doses seria efetuado pelo Governo Federal, porém a aquisição já foi concluída pelos estados nordestinos e serão distribuídas somente por essa região.

“A gente aguarda ansiosamente pela liberação da Anvisa. Quero parabenizar os governadores que estão na linha de frente e trouxeram essa grande notícia para os estados nordestinos e também o estado de Sergipe está incluso para receber essas 37 milhões de vacinas da Sputnik. Vamos ter esperança, que logo logo todos nós seremos vacinados”, disse o vereador em sessão.