Anderson de Tuca fala sobre a doença AME

por Camila Sousa, Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 28/08/2018 15h31, última modificação 28/08/2018 15h31
Anderson de Tuca fala sobre a doença AME

Foto: César de Oliveira

Mostrando imagens fortes, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), destacou, na Tribuna do Legislativo Municipal, a luta da paraibana Laissa Silva, de 12 anos, que sofre da doença Atrofia Muscular Espinhal (AME) e teve seu tratamento suspenso após decisão do desembargador Rubens Canuto, do TRF da 5ª Região, em Recife alegar que o medicamento Spinzara, fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), era caro e não teria eficácia para o tipo III da doença.

AME é uma patologia genética degenerativa, que afeta as células do corno anterior da medula, resultando em fraqueza e atrofia muscular caracterizada por problemas nos movimentos voluntários mais simples como segurar a cabeça, sentar e andar.

Segundo Anderson de Tuca, é inadmissível uma criança ter que recorrer à justiça para ter acesso ao medicamento. “Fiquei bastante sensibilizado ao ver o vídeo de Laissa. Primeiramente, por sei pai, e seguida, por achar desumana a ação desse desembargador de impedir que uma criança viva com o mínimo de dignidade.

Motivado pela situação, o vereador sentiu a necessidade de registrar sua defesa a favor dos portadores da doença enviando a Casa uma Moção de Apelo. Faço parte dos 50% das pessoas que se incomodaram ao ver esse vídeo. Além da Moção de Apelo, vou saber até onde posso ajudar através de influências com os deputados federais para que possamos ampliar essa luta. São muitas crianças que passam por isso”, concluiu.