Anderson de Tuca discute Covid-19 em reunião da CMA com secretária municipal de saúde

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/05/2020 11h54, última modificação 12/05/2020 11h54

Foto: Assessoria do parlamentar

No uso de suas atribuições, o vereador Anderson de Tuca (PDT) utilizou a tarde da segunda-feira, 7, para esclarecer assuntos pertinentes ao novo coronavirus (Covid-19), em reunião pautada pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com a secretária de saúde do município, Waneska Barboza e demais vereadores pertencentes à casa.

Na oportunidade, Anderson indagou à secretária, além de outras questões, sobre a possível testagem rápida em massa de toda população aracajuana, além de questionar se alguma medida preventiva está sendo tomada em relação aos profissionais da saúde que estão contraindo o vírus de maneira exponencial, inclusive, se há alguma circunstância para que isso ocorra.

Em resposta, a secretária de saúde explicou que existe um grande questionamento sobre os testes e diferenciou a tipagem deles. No teste molecular, que é feito via nasal e oral, “é avaliada a presença do vírus em pessoas sintomáticas, que contraíram o Covid-19 e apresentam sintomas entre 3 a 5 dias depois da aquisição do vírus”, elucidou Waneska.

Já o teste rápido é feito para avaliar “a presença de anticorpos para a doença no indivíduo, quando este já passou pelo período de infecção e se recupera do contágio”. Waneska ainda ressalta ainda os casos assintomáticos, onde o paciente contrai o vírus, mas apresenta pouco ou nenhum sintoma.

Quanto à implementação da testagem em massa - se esta for realizada por testes rápidos, a secretária enfatizou que o ato não trás efetividade alguma no diagnóstico do coronavírus, devido à tipologia do teste - que é feito com fins de reunir dados epidemiológicos para a continuidade de estudos e métodos de ação para a contenção da doença.

“A testagem em massa da população por teste rápido não tem efetividade alguma, a não ser para fins de inquérito epidemiológico. Somente a testagem molecular, realizada nas unidades de saúde e nos hospitais da rede pública e particular, dão um resultado concreto sobre o estado do paciente: se contraiu a Covid-19 ou não”, endossou a secretária.

Quanto aos profissionais da saúde que estão sendo infectados pelo Covid-19, Waneska Barboza enfatiza que os EPI’s usados pelos profissionais são seguros e garantem sua proteção individual. Além disso, os profissionais que apresentarem quadro que sugira uma síndrome gripal, são imediatamente testados e de acordo com o resultado, afastados de suas funções para cumprir com a quarentena.

“Temos EPI's de qualidade e em quantidade suficiente para todos os profissionais da área de saúde. Inclusive, vários conselhos de classe fiscalizaram postos de trabalho aqui em Aracaju e constataram isso. Quanto aos profissionais que apresentam síntomas gripais, logo são testados e se o resultado der positivo, são afastados para cumprirem a quarentena. Uma possível razão para o contágio pelo Covid-19 seria a desparamentação inadequada feita por alguns destes profissionais”, salientou a secretária.