Anderson de Tuca destaca importância do projeto Conta Cidadã
Acompanhado de representantes do programa Conta Cidadã, o Anderson de Tuca (PRTB), reuniu-se com Cesar Viana, responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), com o intuito de viabilizar a ampliação do projeto na cidade. O encontro foi o tema de sua fala na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 12.
De acordo com o parlamentar, além da preservação ambiental, o Conta Cidadã gera benefícios para a população. “Iniciativas como essa devem ser ampliadas. É uma atitude simples, as pessoas levam os materiais recicláveis aos mais de dez pontos de coletas espalhados na cidade, os objetos são pesados e os valores são convertidos em forma de crédito para abater na conta da luz”, explicou.
Para Anderson de Tuca, a reunião com o secretário da Sema serviu para mostrar a relevância do programa, e que ele não onera os cofres públicos, por isso, deve ser ampliado. “Procurei detalhar todos os pontos importantes para Cesar Viana, pois não tenho dúvidas que esse processo contribuirá na educação ambiental de forma coletiva e na diminuição do descarte do lixo doméstico no nosso município. Essa ação tem meu total apoio”, declarou.
Sobre o projeto
Visando a destinação organizada da coleta de resíduos sólidos à indústria de reciclagem, o projeto Conta Cidadã, é promovido pela Energisa, empresa concessionária de energia no Estado, e consiste na troca de materiais recicláveis, que são pesados e os valores são convertidos em forma de crédito para abater na conta da luz. Entre os materiais recebidos estão: plásticos, ferro, papelão, papel, alumínio, vidro, PVC, chumbo, panelas velhas, latão, e aço. Cada material têm valores diferenciados de acordo com o quilo. O programa iniciou em 2014 e beneficia, em média, 35 mil famílias.