Anderson de Tuca defende ampliação de plantio e maior financiamento para agricultores sergipanos

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/07/2020 13h58, última modificação 30/07/2020 13h58

Foto: Assessoria de Imprensa

Os agricultores são fundamentais para o crescimento econômico brasileiro e também, da sociedade como um todo. Além da produção de alimentos, os profissionais também geram matéria-prima para a fabricação de diversos produtos que são essenciais para o consumo da população. O vereador Anderson de Tuca (PDT) ressalta a importância dos agricultores, que desempenham um papel fundamental na sociedade, movimentando o setor econômico e sobretudo, fornecendo a base alimentícia para a manutenção da vida humana.

Além disso, o parlamentar acredita que o governo deve instaurar mais frentes de incentivo à agricultura – um financiamento maior por parte do estado, que tenha como objetivo fomentar a atividade desempenhada pelos agricultores,bem como, a extensão da área de plantio, para que o profissional tenha mais possibilidades de cultivar seus alimentos e não ficar desamparado em nenhum momento.

É importante elucidarmos o agricultor e reconhecer que são profissionais que trabalham para todos nós, fornecendo-nos alimentos que são essenciais para nossa saúde e energia. Além disso, nosso país é movimentado de forma robusta pela agricultura, principalmente no que diz respeito a exportação. Todos os incentivos que existem em Sergipe ainda são poucos e acredito que governo precisam fomentar, ainda mais, o estímulo à agricultura. Fornecer um financiamento com mais possibilidades para os profissionais e uma maior área de cultivo traria, com certeza, uma maior estabilidade para o homem do campo”, reforça Anderson.

Agricultura em Sergipe

Segundo dados do último Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, realizado em junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as estatísticas de safra para Sergipe relacionadas ao ano de 2020 mostram crescimento em vários setores, destacando-se a agricultura familiar.

No que diz respeito aos alimentos, o milho tem uma previsão de safra prevista para 740 mil toneladas, tendo uma alta de 13,9% em relação ao ano passado, o que leva Sergipe a ser o 4º maior produtor do nordeste. O feijão tem uma expectativa de safra de 4.329 toneladas, ocasionando alta na produção de 33,9% em relação a 2019. Já em relação ao arroz, o estado é o 3º maior produtor do nordeste, com previsão de 32.619 toneladas arrecadadas. A safra da laranja leva Sergipe a ocupar o 5º maior produtor nacional e o 2º maior do Nordeste, com uma estimativa de 364.000 toneladas de safra para 2020.