Anderson de Tuca cobra agilidade ao Lacen na divulgação de testes para Covid-19

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/06/2020 09h55, última modificação 12/06/2020 09h55
Anderson de Tuca cobra agilidade ao Lacen na divulgação de testes para Covid-19

Foto: Ascom/CMA

No uso de suas atribuições, o vereador Anderson de Tuca (PDT) protocolou, na manhã de hoje, 12, um Requerimento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) direcionado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), cobrando providências quanto à divulgação de informações em relação ao número total de pessoas testadas em função do novo coronavírus (Covid-19) em Sergipe.

O vereador questiona o retardamento destas informações e diz que o Lacen deve assumir uma postura célere diante da publicação dos resultados destes testes, pois, o atraso gera inquietações em indivíduos suspeitos, os quais, realizaram a testagem e ainda não sabem se estão com a doença ou não.

“Se o problema é falta de insumos, que o Lacen seja o mais breve possível em cobrar a matéria-prima para o Ministério da Saúde. O povo não pode esperar mais. Um resultado que antes saía em 24 horas, agora demora cerca de 10 dias para chegar na mão do paciente e também para as estatísticas”, disse o parlamentar.

Além disso, o Anderson acredita que o retardo no processamento dos resultados gera inconsistências no número geral de casos divulgados pelo Estado, pois, a capacidade do Laboratório foi reduzida na metade do que poderia divulgar em 24h – passando de 800 testes à 400.

“Isso gera confusão tanto para os testados, quanto para as estatísticas do número total de casos suspeitos, confirmados e descartados diante da redução da capacidade do Lacen. É preciso que o órgão assuma uma postura ágil o quanto antes, pois, o problema está crescendo, as pessoas estão aderindo cada vez menos ao isolamento social e isso só dificulta o cenário em que estamos”, disse o vereador.