Anderson de Tuca alerta para desobediência ao isolamento social em Aracaju contra COVID-19

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/04/2020 16h06, última modificação 14/04/2020 16h06

Foto: Assessoria de Imprensa

Segundo dados da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), perante estudo realizado por meio de rastreamento de aparelhos celulares, somente 52,2% dos aracajuanos estão cumprindo as orientações dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19).

Outra pesquisa, desta vez realizada pela empresa In Loco, que também analisou dados por meio de rastreamento móvel em todas as capitais do território nacional, revelou que Aracaju está na terceira posição entre as capitais do Brasil que menos aderiu ao isolamento social.

Diante deste cenário, o vereador Anderson de Tuca (PTB) lamenta a desobediência dos aracajuanos em descumprir as normativas de um protocolo tão importante ao combate de uma doença, provocada por um vírus de mutação recente, o qual, ainda não se tem informações totalmente concretas sobre seu poder de letalidade ou de transmissão.

“Durante todo este período de quarentena, o país enfrenta uma força-tarefa. No setor da saúde, profissionais arriscam suas vidas em prol do combate ao coronavírus e nos cuidados com as pessoas que já estão infectadas. Custa muito reconhecer que estamos passando por uma pandemia grave e que devemos fazer nossa parte, enquanto cidadão?”, questiona o parlamentar.

Para a OMS, o índice ideal de isolamento por localidade é de, pelo menos, 70%, para que a transmissão do vírus aconteça de maneira gradativa. Desta forma, a sobrecarga no sistema de saúde – tanto público como particular, seria menor durante o pico da doença, que deve acontecer nos próximos meses. Anderson de Tuca apela à população que fique em suas casas para cumprir com a quarentena.

“A atitude de cumprir o isolamento social é por você, por mim e por todos. Não devemos brincar com algo tão sério, visto a quantidade de mortes pela doença que, até agora, já somam 100 mil em todo mundo. Devemos ser mais conscientes e termos mais empatia com o próximo. Nada vai adiantar se não fizermos a nossa parte”, reforça Anderson de Tuca.