Anderson de Tuca acredita que incentivo ao esporte é importante para o desenvolvimento dos jovens

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/04/2020 16h07, última modificação 13/04/2020 16h07

Foto: Assessoria de Imprensa

No dia de hoje, 13, é comemorado o dia do Jovem. Pensando na data comemorativa, o vereador Anderson de Tuca (PTB) parabeniza a todos os jovens aracajuanos. Apesar de todos os problemas que afetam a classe como falta de estudo, moradia, drogas e depressão, o parlamentar acredita que o esporte, quando oferecido como meio de incentivo, pode salvar vidas e colaborar para a formação íntegra do cidadão.

“A prática do esporte é fundamental no processo de formação do adolescente. Trabalha corpo e mente ao mesmo tempo, traz foco e acima de tudo, resultados. Se o esporte fosse inserido de maneira mais assertiva em nossas escolas, teríamos uma juventude mais feliz, uma menor taxa de mortalidade para a faixa etária e adultos mais íntegros”, diz Anderson.

Diante do descaso retratado nos dias de hoje com a juventude brasileira, o vereador ressalta que muitos jovens brasileiros não possuem acesso a oportunidades básicas de vida, como ler, estudar, se alimentar, ter uma casa e uma família. Muitos acabam se marginalizando pela inoperância dos governos estaduais nas políticas de incentivo voltadas para adolescentes.

“Está na Constituição Brasileira que é dever do Estado oferecer educação, moradia, saúde, cultura, oportunidades dignas de qualificação e lazer aos nossos jovens. Porém, não é uma realidade do Brasil afirmar que todos os jovens tem acesso ao que diz a Constituição. Os governos fazem vista grossa e eu, como vereador, tento fazer a minha parte, buscando inserir o jovem no contexto social. Um dos meus projetos em execução procura justamente isso: trazer o foco do adolescente para o esporte” elucida o parlamentar.

O projeto “Esporte na Praça”, executado por Anderson de Tuca desde 2019, procura reunir jovens para executar práticas socioeducativas nas praças da capital. Sua última edição, em janeiro deste ano, reuniu dezenas de jovens na Praça Dom José Thomaz, no Bairro Siqueira Campos. Ao todo, foram oito times que disputaram a “II Copinha de Futsal do Saudoso Tuca” e mais do que isso desenvolveram responsabilidade, companheirismo e o senso de coletividade entre si.