Anderson de Tuca: “Além do câncer, os pacientes convivem com o descaso dos gestores”

por Camila Sousa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2018 14h20, última modificação 20/03/2018 14h23
Anderson de Tuca: “Além do câncer, os pacientes convivem com o descaso dos gestores”

Foto: Gilton Rosas

Inconformado com mais uma quebra da máquina de radioterapia do Hospital de Cirurgia que já duram dois longos meses, o vereador Anderson de Tuca (PRTB) ressaltou a difícil situação dos 40 pacientes que convivem com o descaso dos órgãos responsáveis pelo tratamento do câncer.

Ao fazer uso da Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 20, o parlamentar, explanou sobre o sofrimento daqueles que precisam do equipamento. “É triste ver a forma como essas pessoas estão sendo tratadas pelos nossos governantes. A máquina quebrou exatamente no dia 14 de janeiro, já estamos no final de março e, até o presente momento, esses pacientes estão com o tratamento suspenso. Como se não bastasse ter que lidar com essa doença tão devastadora, ainda existe esse descaso por parte dos nossos gestores”, lamentou o vereador.

Ainda segundo Anderson de Tuca, o montante que já foi investido no conserto do aparelho, daria para adquirir uma tecnologia de tratamento mais avançada. “Se os meus dados estiverem corretos, só em 2017 o aparelho quebrou, aproximadamente, cinco vezes. Mal começou o ano e a máquina já está na mesma situação. São mais de 60 dias sem radioterapia. Sempre que o aparelho quebra, os pacientes ficam pelo menos dois meses sem receber a medicação. Vai ser eternamente dessa maneira, as pessoas tendo que implorar para viver?”, questionou o parlamentar.

Campanha da Fraternidade

Com o tema “Fraternidade e Superação da Violência”, o coordenador da Campanha da Fraternidade, Padre Adriano Andrade, participou da Tribuna Livre na Câmara de Vereadores para explanar sobre o assunto. A iniciativa foi elogiada pelo vereador Anderson de Tuca. “Parabenizo a CNBB e a diocese de Aracaju por abordar um tema tão pertinente nos dias atuais e ao Pe. Adriano Andrade por ressaltar tão bem o tema para nós, parlamentares. Precisamos combater todos os tipos de violência e, principalmente, amar mais o próximo”, declarou.