Américo sugere que Governo Federal redistribua o pagamento do auxílio emergencial para outros bancos

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/05/2020 08h33, última modificação 04/05/2020 08h33

Foto: Gilton Rosas

O auxílio emergencial de R$ 600 (seiscentos reais) anunciado pelo Governo Federal para trabalhadores informais já está sendo retirado, mas o fato tem gerado filas extensas nos bancos, causando aglomerações. A situação que é retratada nas mídias continua preocupando o vereador Américo de Deus (PSD), que em seu gabinete, localizado no Bairro Aeroporto, já despachou ofícios para solicitar medidas de segurança para os beneficiários e os servidores dos bancos.

“O grande problema é que em alguns lugares, a fila é bastante grande e as pessoas não respeitam o distanciamento indicado pelas autoridades de saúde para prevenção ao Coronavírus. Na última semana, acompanhado do presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF/SE) fui aos órgãos públicos, como por exemplo, Guarda Municipal; Secretaria Municipal da Saúde e Polícia Militar, para pedir a ajuda deles em garantir a segurança de beneficiários e funcionários dos bancos. A intensão era manter as recomendações para evitar as aglomerações”, esclareceu Américo de Deus.

De acordo com o parlamentar, as medidas ainda não são eficazes, pois mesmo que a Caixa Econômica Federal tenha informado que apenas as pessoas que não possuam acesso à internet, devam procurar as agências ou lotéricas, reforçando a orientação para que sejam apenas utilizados os aplicativos oficiais do banco e o único site disponível para solicitar o benefício, a população continua a formar filas intermináveis, na maioria das vezes, sem respeitar qualquer orientação de prevenção ao novo coronavírus.

"Diante de iniciativas que não são suficientes para diminuir a exposição ao risco, estamos sugerindo que o Governo Federal redistribua o pagamento do auxílio emergencial para outros bancos afim de acabar com as enormes filas que estão se formando diariamente nas portas da Caixa Econômica Federal, oportunizando a propagação do covide-19, causando sofrimento ao nosso povo. Esse pagamento poderia ser realizado através do Banco do Brasil, dos Correios, das Lotéricas, das instituições privadas e aqui em Sergipe, por exemplo, através do Banese. Precisamos dar mais segurança na questão do combate para evitar que esse vírus se propague ainda mais rápido, principalmente nas cidades onde os números já são altamente preocupantes", finalizou Américo.