Américo ressalta importância de políticas públicas para enfrentamento à violência contra a pessoa idosa

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/06/2020 10h40, última modificação 17/06/2020 10h40

Foto: Assessoria do parlamentar

No mês da Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, o vereador Américo de Deus (PSD) ressalta a importância da valorização dessa parcela da população tão sofrida, que diariamente tem seus direitos reduzidos. “Me posiciono sempre a favor da garantia de direitos essenciais, como o fortalecimento da pessoa idosa, por isso, como parlamentar voto pela aprovação de projetos que beneficiem essa parte da população. Um exemplo foi o projeto que cria a Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Positivas e Inclusivas para Idosos”, afirmou Américo.
Entre as ações do vereador que priorizam o idoso está o ofício de nº 172/2020 direcionado à Secretária Municipal de Assistência Social, solicitando que a Prefeitura de Aracaju providencie uma estrutura de apoio para manutenção dos asilos e entidades que recebem idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. “Eu protocolei o ofício  destinado à senhora Simone Passos, ratificando inclusive documento protocolado anteriormente que foi destinado ao prefeito Edvaldo Nogueira. Nele, solicito à PMA que dê apoio a essas entidades que fazem seu trabalho com zelo e atenção. Esse pedido se caracteriza pelo fato de que boa parte da renda que sustenta essas entidades vem de doações de pessoas físicas e empresas, e com a Covid-19, as contribuições foram reduzidas. Então, pedimos que sejam enviados produtos do gênero alimentício, higiene e de prevenção ao Coronavírus”, explicou Américo.
Em defesa do idoso, o parlamentar também protocolou na SMTT, o ofício de nº 53/2020, direcionado ao superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, . Renato Telles, solicitando a implantação de um semáforo no cruzamento da Avenida Mario Jorge Menezes Viera e Rua Renato Fonseca de Oliveira, no Bairro Coroa do Meio, para preservar a pessoa do idoso que atravessa a via. "Essa região tem um fluxo intenso de veículos e pedestres, muitas dessas pessoas, são crianças e idosos, o que torna a travessia muito perigosa. Deste modo, a colocação de um semáforo fará tanto o controle dos veículos, uma vez que é muito perigoso o acesso dos condutores que vêm da Rua Renato Fonseca para acessar a Avenida Mario Jorge, bem como, a travessia dos pedestres. Protocolei ainda o ofício de nº 54/2020 para solicitar que seja reacendida a faixa de pedestre instalada na Avenida Mario Jorge Menezes Viera, nas imediações do Clube do Banese", explicou o parlamentar.
O vereador Américo de Deus lembra que é comum ver em veículos de comunicação casos de agressão à pessoas idosas e lembra que essa população é a mais numerosa no Brasil e deve ser respeitada e cuidada. “Nota-se que temos uma população numerosa da pessoa idosa porque o Brasil envelhece de forma rápida. Segundo o IBGE, temos a população acima dos 60 anos composta por 29.374 milhões de pessoas, totalizando 14,3%. A expectativa de vida deles aumentou e, por isso, temos que pensar em políticas públicas que garantam seus direitos. Tendo em vista a sua importância, coloco este mandato à disposição e na Casa Legislativa essa população terá sempre voz ativa”, garantiu Américo.