Américo representa a Câmara na celebração dos 50 anos da Federação dos Bancários na Alese

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/05/2019 08h02, última modificação 07/05/2019 08h02
Américo representa a Câmara na celebração dos 50 anos da Federação dos Bancários na Alese

Foto: Heribaldo Martins

A Federação dos Bancários da Bahia e de Sergipe completou 50 anos e essa passagem foi comemorada em Sessão Especial na Assembleia Legislativa de Aracaju na tarde desta segunda-feira, 06. A Câmara de Aracaju esteve presente representada pelo vereador Américo de Deus (Rede) que lembrou a importância de fortalecer os sindicatos que defendem a não privatização dos bancos públicos.

“Eu estive nas duas gestões na diretoria e pude aprender como realmente se faz um sindicato independente, forte e de luta. Essa sessão especial faz uma defesa dos bancos públicos federais. São bandeiras que defendemos que são bancos de fomento com fino propósito. Precisamos também colocar que esses bancos devem direcionar para os fins que foram criados. Além da defesa dos bancos federais temos que defender os bancos estaduais. Eu falo do Banese que tem um investimento no Estado de mais de 5 bilhões em termos de economia no nosso comércio. Ele precisa ser fortalecido e não privatizado”, pontuou o parlamentar Américo de Deus.

Autor da sessão especial, o deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) que também é bancário enfatizou que o bancário é um profissional que contribui para o desenvolvimento econômico do país e trabalha diuturnamente para garantir que as políticas públicas sejam levadas à população.

“A Federação dos empregados dos estabelecimentos bancários Bahia e Sergipe fazendo esses 50 anos eu vejo como de grande importância pelo trabalho e grande contribuição que a Federação e os Sindicatos dão na melhor condição de vida do trabalhador na busca constante do fortalecimento dos bancos, principalmente, os bancos públicos de forma que é uma data que se tem muito a comemorar porque durante esses 50 anos teve uma evolução muito grande na categoria bancário”, enalteceu o deputado estadual Luciano Pimentel.

O presidente da Federação dos Bancários Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, lembrou a trajetória da entidade como conquistas importantes para a defesa dos bancos públicos. “A Federação dos Bancários Bahia e Sergipe foi fundada em 15 de novembro de 1968 em uma Assembleia na cidade de Ilheus-BA com a participação dos sindicatos da Bahia, Sergipe, Ilheus, Itabuna, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Ao longo dos anos as entidade sindicais foram se filiando à Federação que hoje congrega 13 sindicatos, sendo 12 da Bahia e o sindicato  de Sergipe. Na década de 70 a Federação conquistou sua primeira conquista que garantiu aos bancários a gratificação semestral. Tivemos diversas conquistas ao longo dos 50 anos. Ao completar meio século de existência a Federação continua firme e preparada para os novos desafios. São 5 décadas de muito trabalho, dedicação e comprometimento de homens e mulheres que fizeram dessa entidade uma das mais importantes desse pais”, frisou Hermelino Neto, presidente da Feeb – BA/SE.