Américo participa de Sessão Virtual da CMA com 100% de participação em discussão de emenda à LDO

por Sheyla Morales, Assessoria de Iimprensa do parlamentar — publicado 08/07/2020 14h55, última modificação 08/07/2020 14h55

Foto: China Tom

O vereador Américo de Deus (PSD) participou nesta quarta-feira, 08, da 43ª Sessão Extraordinária Virtual da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) que aprovou alguns Projetos de Lei e deu continuidade as análises das emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Dentre os projetos votados estavam o de nº 67/2020, de sua autoria, no qual proíbe o corte de fornecimento do serviço público de energia elétrica, prestado ao consumidor durante o estado de calamidade pública reconhecido pela Assembleia Legislativa.

“Esse projeto não é do vereador Américo de Deus, mas de todo povo de Aracaju, das pessoas que estão passando dificuldade nesta pandemia em pagar sua conta de energia. Nós estamos vivendo um momento de crise e calamidade com a Covid-19. Esse projeto que estamos colocando aqui é o que vai dizer ao povo de Aracaju que os vereadores não se furtaram a aprovar algo que só viriam a beneficiar a todos”, defendeu o autor do projeto 67/2020, que passou unanimemente em 3ª votação, seguindo agora para redação final.

Em mais uma sessão virtual o parlamentar teve 100% de participação ao fazer a defesa das emendas da colega parlamentar que foram discutidas no dia de hoje. “O que a vereadora está colocando aqui é uma sugestão para planejar a substituição de contratos emergenciais para dar prioridade aos concursos públicos que na minha visão é a forma mais justa para adentrar ao serviço público. É importante que o gestor veja isso como prioridade, pois é um investimento de um sonho. Existe um processo hoje de depressão porque não há oportunidade de emprego, mas essa emenda oportuniza esse emprego”, defendeu Américo.

Para o vereador Américo de Deus a Sessão foi muito produtiva e proativa, pois discutiu emendas importantes a serem ou não inseridas à LDO. “As sessões presenciais foram reduzidas por conta da Covid-19 para apenas uma virtual uma vez na semana, então a participação de todos os parlamentares é de extrema importância. Hoje, continuamos as aprovações das emendas à LDO. Como sempre faço discuti todas as emendas e justifiquei meu voto. Nesta sessão discutimos as emendas da colega Emília Correa”, analisou o parlamentar.

As emendas apresentadas visavam criar programas de obras de drenagem pluvial e de prevenção a enchentes em locais de situação de risco em Aracaju; criar programas de construção de clínica de reabilitação e de tratamento de dependentes químicos e de tóxicos; averiguar os impactos sociais, econômicos e psicológicos nos servidores públicos afetados ou contaminados com o vírus COVID-19 bem como fornecer assistência psicológica e econômica aos mesmos; planejar a substituição e finalização de contratos emergenciais para viabilizar a contratação de servidores efetivos mediante concurso público e medir oficialmente a redução da renda da população aracajuana provocada pela pandemia da COVID-19 e promover um plano de retomada econômica que contemple, principalmente, assistência às famílias de baixa renda, estímulo à contratação formal de empregados, a qualificação e realocação de trabalhadores autônomos e incentivos a empreendedores e comerciantes de médio e pequeno porte.