Américo fala em entrevista sobre crises com a Covid-19 e ações parlamentares durante a pandemia

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/05/2020 11h05, última modificação 14/05/2020 11h09

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta quinta-feira, 14, o vereador Américo de Deus (PSD) concedeu entrevista ao radialista Raimundo José, da Rádio Estação Anchieta FM 105.9, e falou sobre temas que envolvem o futuro do país diante da pandemia do Coronavírus e sua atuação parlamentar no auxílio da população para o enfrentamento da Covid-19.

Sobre os desafios no enfrentamento da Covid-19 falou. “Alguns prefeitos e governadores tomaram providências com antecedência, mas os números têm aumentado. Em Aracaju o isolamento social está em torno de 56%, sendo o ideal de 70%. Estou acompanhando o crescimento de novos contaminados pelo vírus que ontem chegou a 236 casos, totalizando 2.268 pessoas infectadas; em Aracaju temos o número de 1.564. A preocupação é constante, pois o vírus tem afetado todos os setores. A saúde é o nosso maior patrimônio, mas ela deve estar alinhada com a economia, pois ela precisa ser financiada para esse enfrentamento”, disse Américo.

O vereador deu informes sobre as ações municipais neste assunto. “Segundo o secretário de finanças da prefeitura, vai chegar para Aracaju R$70 milhões, mas não serão somente para o enfrentamento da Covid-19. O Executivo deve combater a baixa da arrecadação, pois as pessoas estão em casa. No mês de abril de 2019 a queda de arrecadação foi em torno de 15 milhões e neste ano de 2020 a prefeitura deve ter uma boa estratégia e gerenciamento de recurso para não atrasar o pagamento dos salários e dos fornecedores”, acrescentou.

Sobre as atividades parlamentares falou que tem estado em todas as sessões online da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e atendido as demandas da sociedade, indo a vistorias e protocolando ofícios nos órgãos públicos municipais. “Diante da pandemia houve o cuidado em suspender as sessões presenciais ocorrendo de forma online, bem como reuniões com os secretários. Sobre meu trabalho externo tenho ido às ruas para fazer vistorias e protocolado ofícios. Sigo as recomendações e uso máscara, mantenho o distanciamento e utilizo álcool gel. Não posso estar em isolamento, uma vez que a comunidade pede ajuda para resolver suas demandas e tenho de responder a esses chamados. Já são 145 ofícios entregues e inclusive com medidas que visam ajudar a população nessa crise da saúde com o Coronavírus. Então, vou pessoalmente aos órgãos públicos entregar os ofícios e pedir atenção nas demandas que entrego”, informou.

O vereador Américo de Deus também esclareceu sobre a mudança de partido à rádio Anchieta FM. “Foi uma decisão pensada e escolhemos o PSD, pois respeitaria a nossa conduta e a forma como trabalhamos, então permanecerei atuando de maneira independente, ou seja, não importa que é o autor da propositura, se o conteúdo trouxer benefícios para o povo aracajuano, terá o nosso apoio e nosso voto”, explicou.