Américo encaminha ofícios para novas medidas de prevenção e combate ao Covid-19

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/03/2020 10h48, última modificação 25/03/2020 10h48
Américo encaminha ofícios para novas medidas de prevenção e combate ao Covid-19

Foto: Assessoria do parlamentar

Realizando sua atividade parlamentar, externa, de forma mais intensificada, já que os trabalhos internos estão suspensos por conta da alta contaminação pela Covid – 19, o vereador Américo de Deus (Rede) tem dedicado seu tempo em buscar melhorias nos órgãos públicos. E, na tarde desta terça-feira, 24, emitiu mais quatro ofícios direcionados ao Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE); Governo de Sergipe e Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).
O ofício nº 81/2020 solicitou ao Governo do Estado de Sergipe que a medida excepcional de prorrogação das dívidas por 60 dias, válida apenas para empresários e profissionais liberais, fosse estendida automaticamente para todos os empréstimos consignados e demais operações de crédito realizadas por servidor público com o Banco do Estado de Sergipe - Banese, nos mesmos moldes em que vem sendo realizados pela Caixa Econômica Federal e diversos bancos da rede. “Esse procedimento irá contribuir significativamente para mitigar os impactos da Covid-19 que está trazendo sacrifícios para os cidadãos, empresas, funcionários públicos, privados e trabalhadores informais”, justificou o parlamentar.
Outro ofício, o de registro 77, pede medidas que minimizem os impactos da pandemia para o povo e a economia sergipana. “No documento pedimos, por exemplo, abertura de linha de crédito no Banco do Estado de Sergipe (Banese) com carência de seis meses e juros especiais; suspensão da cobrança de tarifa de energia e água enquanto durar a quarentena; prorrogação do Simples Estadual nos moldes do Governo Federal; convocação de uma reunião com o setor farmacêutico, objetivando a parceria solidária para fornecimento de luvas, máscaras, álcool gel, com preços menores; promoção da distribuição nas UBSs de material indicado para prevenção da contaminação da Covid – 19 para pessoas do grupo vulnerável”, detalhou Américo.
Já, no oficio nº 67/2020 encaminhado à promotora de Justiça, Euza Missano, ratifica o ofício 2/2020 enviado pelo senhor Diogo Melo, presidente da APCEF, que visa estabelecer padrões mínimos de trabalho para os colaboradores da Caixa Econômica Federal. “Uma vez que com o advento da pandemia da Covid – 19, a instituição ampliou os programas sociais já existentes, gerando assim, um alto volume de pessoas nas agências ocasionando o risco de contaminação dos funcionários e cidadãos pelo referido vírus, eu apresentei esse oficio para sensibilizar o Ministério Público a fazer essa ratificação. Deste modo, como medida de prevenção solicitei que esses atendimentos fossem feitos pela internet e ou com agendamento prévio”, colocou Américo de Deus.
O último oficio encaminhado foi o de número 79, direcionado ao prefeito Municipal de Aracaju, Edvaldo Nogueira. “Neste solicitei que sejam enviados produtos do gênero alimentício, higiene e de prevenção a Covid-19: luvas, máscaras, álcool gel, para serem usados tanto pelos profissionais que exercem suas atividades, quanto para os internos de entidades sem fins lucrativos, como por exemplo, o Lar Dulce Lar, Same, Asilo Rio Branco e Lar infantil Cristo Redentor”, finalizou.