Américo defende emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias

por Por Sheyla Morales – Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 03/07/2020 08h20, última modificação 03/07/2020 08h20
Américo defende emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias

Ascom CMA

O vereador Américo de Deus (PSD) marcou presença na 42ª Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) que ocorreu nesta terça-feira, 30, de forma virtual, com inicio às 9h e término às 18h, para que os parlamentares pudessem dar inicio a 2ª discussão do Projeto de Lei nº 73/2020, estabelecendo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO/2021), na qual foram apreciadas 15 emendas. Na oportunidade, o vereador Américo se fez notar por debater todas as emendas, de autoria dos vereadores Isac (PDT), Seu Marcos (PDT), Emília Corrêa (Patriota) e Anderson de Tuca (PDT) e expor sua análise conforme entendimento do que seria melhor para Aracaju.

“A emenda n° 1 que visa garantir a manutenção de serviços especializados na área de enfrentamento à violência doméstica e familiar, principalmente no que diz respeito ao atendimento às vítimas, assegurando ambientes seguros para profissionais que prestam o serviço, tem meu total apoio. Os dados demonstram que a violência tem aumentado neste período de isolamento social. Por isso, peço para subscrevê-la”, comentou Américo.

Outra emenda também debatida pelo parlamentar foi a de nº 2. “Aqui o autor faz o reconhecimento dessa grande luta para trazer um tratamento mais eficiente aos dependentes químicos. Essas pessoas acometidas pelas drogas sofrem muito e não somente ela, mas toda sua família. E nós, como vereadores, devemos oportunizar ações que invistam em políticas públicas de combate e prevenção às drogas”, frisou Américo.

Atento às emendas apresentadas, Américo defendeu sua posição sobre o tema. “Eu voto sim na emenda n° 4, pois acredito que ela pede transparência nos atos da administração, demonstrando zelo e cuidado ao erário público. Eu acho a aprovação dessa emenda essencial para fazer uma administração transparente sem esconder os números”, defendeu o parlamentar.

Outras emendas também foram debatidas e defendidas pelo vereador Américo, como por exemplo, a criação de Política de Preservação e Educação Ambiental e de fomento ao desenvolvimento sustentável do turismo ecológico e o reconhecimento aos direitos do idoso, no cumprimento ao Estatuto do Idoso.

Américo reforçou seu posicionamento ao incentivo à cultura quando deu seu voto favorável à emenda n°17. “Essa propositura é bela, pois coloca como diretrizes para o ano de 2021 uma prática esportiva milenar, que é a capoeira, que tem crescido bastante. É um esporte pouco lembrado, mas é um instrumento de inclusão e inserção que oportuniza o praticante a boas condutas, levando qualidade de vida. Por isso também subscrevo”, parabenizou Américo.

A população idosa também foi priorizada em seu discurso de defesa à emenda nº18. “Não há dúvida da importância da pessoa idosa para o município de Aracaju. Muitos acham que as pessoas quando chegam a certa idade não produz mais frutos, mas não é verdade, pois possui funções muitas vezes duplas. É preciso reforçar a proteção e assistência à pessoa idosa, como bem foi colocada na emenda, através das secretarias de Assistência Social; Saúde e Defesa Social e Cidadania”, declarou Américo.