Américo de Deus solicita criação de restaurantes populares

por Danilo Silva Cardoso publicado 21/08/2017 21h00, última modificação 30/08/2017 16h18
Américo de Deus solicita criação de restaurantes populares

Foto: César de Oliveira

A criação de restaurantes populares destinados às pessoas carentes que estão distantes do centro da cidade foi um dos assuntos levantados pelo vereador Américo de Deus (Rede), durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira, 22. O parlamentar ainda destacou o aumento da tarifa do transporte coletivo, o dia do folclore e o desemprego. Em seu discurso, Américo salientou que está encaminhando para a Prefeitura de Aracaju e para a Secretaria Municipal de Assistência Social a indicação para a criação do restaurante popular Irmã Dulce dos Pobres. “Precisamos criar o restaurante popular Irmã Dulce dos Pobres, que deverá ser instalado nas comunidades mais carentes para beneficiar aquelas pessoas que não tem dinheiro para se deslocarem até o restaurante Padre Pedro”. O vereador Fábio Meirelles (PPS) revelou que também possuía a ideia de realizar indicação para a criação do restaurante popular. “Vou me somar a vossa excelência, também tinha está ideia e vossa excelência colocou este projeto primeiro, tenho a humildade para me somar. Precisamos ter pelo menos um restaurante na zona norte e outro na zona sul”. Relembrando o tempo em que era engraxate, o vereador Palhaço Soneca (PPS) se somou a indicação. “Sei muito bem desta sua preocupação porque quando engraxava sapato no centro todos os dias comia no restaurante Padre Pedro. Quero subscrever este seu projeto e ajudar os mais carentes”. Aumento da Tarifa Sobre o reajuste da tarifa do transporte coletivo, o vereador Américo de Deus foi categórico. “O prefeito concedeu 12,9% o reajuste da passagem quando a inflação é de 4,5%. Não poderia ser assim, tinha que ser o mesmo crescimento da inflação Também quero deixar claro que votei contra em deixar a responsabilidade do aumento para o prefeito. Depois de conceder o aumento, o prefeito envia as planilhas de custo, exigimos respeito”. O vereador Elber Batalha (PSB) exibiu no painel da Casa Legislativa uma entrevista do prefeito Edvaldo Nogueira. “Quero destacar o que Edvaldo Nogueira disse em relação ao aumento da passagem, em uma entrevista no mês de Maio onde criticou o aumento na gestão de João Alves de mais de 14% e agora, em agosto, ele concede aumento 12,9%”. A vereadora Kitty Lima (Rede) destacou que votou contrário a transferência da responsabilidade do aumento da tarifa para o prefeito. “Quero destacar que na votação da LDO, quando ficamos até a noite, votaram isso no apagar das luzes. Aumentou o preço da tarifa e o serviço não melhorou. Não podemos mais deixar acontecer isso”. Dia do Folclore Américo de Deus destacou ainda na Tribuna o Dia do Folclore. “Agradecendo a todos que compareceram a Sessão Especial de ontem. O folclore faz parte de nossas tradições e cultura. Devemos comemorar e também refletir sobre sua valorização como forma de incentivo”, destacou o vereador citando alguns participantes do ato, a exemplo do grupo Peneirou Xerem, Luiz Fontinelle e Chiquinho do Além Mar. Desemprego A preocupação com o crescente número de desempregado na Capital sergipana também foi abordado na Tribuna. “O desemprego está sério, as pessoas estão gritando por ajuda e este empréstimos de 100 milhões de reais deverá contribuir para a diminuição deste índice. Vamos torcer para que traga empregos para os aracajuanos que estão passando fome”, finalizou.